A Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), em parceria com a Maturi, plataforma de recolocação e capacitação para pessoas acima de 50 anos, promoverá na próxima quarta-feira (6), às 15h, o evento virtual “Seu amanhã começa hoje!”, sobre diversidade etária e seus impactos no mercado de trabalho.


O evento conta com o apoio do Núcleo de Qualidade de Vida (NQV), da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, e tem como objetivo debater o etarismo e os preconceitos que evidenciam vieses inconscientes nas relações geracionais e no mercado de trabalho.


Para participar da live estarão presentes os palestrantes Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, e Andrea Tenuta, head comercial da plataforma. A mediação será feita por Gabriel Bernardi, agente fiscal de rendas e diretor do Centro de Relações Institucionais, Comunicação e Eventos (CRICE), da Egesp.


Dos cerca de 213 milhões de habitantes do país, 55,5 milhões de brasileiros possuem 50 anos ou mais, apontam dados de Projeções da População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No levantamento estadual, 13 milhões estão em São Paulo. O que antes parecia mais estagnado, na casa dos 15%, entre 2000 e 2011, na última década os dados nacionais deram um salto de 26%.


Se por um lado observa-se o aumento dessa população, por outro vemos um mercado de trabalho cada vez mais cheio de barreiras para essa faixa etária, onde as chances de conseguir uma oportunidade de emprego vão além do conhecimento técnico ou da análise de um bom currículo.


“Em função dessa realidade, é extremamente importante discutirmos a questão do etarismo, preconceito que, infelizmente, existe em relação às pessoas com mais idade”, ressalta Gabriel.


No universo da Sefaz-SP, dados do Departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, mostram que dos 4.980 servidores ativos, 2.748 têm mais de 50 anos e dessa parcela, 945 já têm tempo concluído para aposentadoria.


“Torna-se imprescindível, portanto, discutir pautas de inclusão e boas práticas empresariais e seus efeitos, tanto para a economia quanto para as organizações, sejam elas públicas ou privadas, além de conciliar o trabalho entre as diferentes gerações e descobrir maneiras de torná-lo mais sinérgico e com mais propósito”, complementa.


O evento é aberto ao público e será transmitido em tempo real, das 15h às 16h30, pelo canal da Egesp no YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/escoladegovernosp.

211006_Egesp e Maturi_Etarismo 2.jpg