A Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio da Escola de Governo (Egesp), e a Prefeitura de São Paulo apresentam na próxima terça-feira (26), das 16h às 18h, a live "Você sabe o que são Nudges?", que irá abordar a aplicação da ciência comportamental na gestão tributária.

A live apresentará as experiências inovadoras da prefeitura da Capital paulista e da Diretoria de Cobrança, Arrecadação e Recuperação de Débitos (DICAR) da Sefaz-SP no uso da ciência comportamental para a cobrança de tributos atrasados, discutindo desafios e oportunidades para a expansão da abordagem no setor público brasileiro.

A abertura do evento será feita pelo secretário executivo da Sefaz-SP, Tomás Bruginski, e terá como moderador o agente fiscal de rendas  (AFR) Hamilton Coimbra Carvalho, que trabalha na DICAR colaborando com o desenho de experimentos de cobrança.

Hamilton adiantou que a Prefeitura de São Paulo foi uma das primeiras a usar esse tipo de cobrança com tributos em atraso e que na Sefaz-SP essa prática obteve resultados promissores.

"A abordagem de ciência comportamental aplicada já é usada há um bom tempo em outros países e a Prefeitura de São Paulo foi uma das pioneiras em usar experimentos na cobrança de tributos em atraso. Houve a oportunidade de realizar um trabalho semelhante na DICAR e este ano, incentivados pelo diretor Carlos Gomes, passamos a testar essa abordagem em projetos-piloto na cobrança de IPVA e ICMS, com resultados bastante promissores", disse

O AFR disse, ainda, que o evento visa despertar interesse no tema e envolver pessoas de outros fiscos brasileiros. "Convidamos as pessoas envolvidas nos projetos da prefeitura para esse evento, que vai lançar as sementes de uma comunidade de prática de profissionais interessados no tema, com a expectativa de envolver mais gente de outros fiscos brasileiros", explica.

Para debater o tema, o evento contará também com a participação da palestrante Brenda Machado Fonseca, que é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vagas (FGV). Brenda é membro da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) da Prefeitura de São Paulo desde junho de 2016 e desde 2019 é líder da Frente de Desenhar e Melhorar Serviços Públicos e do Programa de Ciências Comportamentais.

O evento é gratuito e será transmitido em tempo real pelo canal da Egesp no Youtube por meio do link.