A Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp) promove na próxima segunda-feira (6), às 10h, a live “Linguagem Simples e comunicação pública”. O evento é realizado em parceria com o ÍRIS - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará e tem o objetivo de apresentar o movimento Linguagem Simples, de facilitação da relação entre poder público e a sociedade civil por meio da democratização do acesso às informações públicas.

Para abordar esse assunto e comentar as experiências da iniciativa implantada no Governo do Ceará, a live contará com a participação de Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples do Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará.

A live é voltada a gestores e servidores públicos com interesse no tema. A transmissão será via canal da Egesp no YouTube, através do link https://www.youtube.com/escoladegovernosp. Não perca!

O  evento será mediado por Veruska Pereira, diretora do Laboratório de Inovação CriaSP e do Centro de Gestão do Conhecimento, Pesquisa e Inovação da Escola de Governo, que esclareceu que a live tem como objetivo propor reflexões sobre a importância de o setor público usar as diretrizes de Linguagem Simples para promover uma linguagem mais acessível entre o governo e a população.

“A Secretaria da Fazenda tem um objetivo estratégico relacionado à aplicação da linguagem simples, então pensamos em promover uma palestra de sensibilização para que os servidores comecem a se familiarizar sobre esse assunto”, destacou Veruska.

Também conhecido como linguagem cidadã ou linguagem clara, o conceito de plain language propõe uma série de diretrizes de escrita, estrutura e organização visual da informação com o objetivo de facilitar a leitura e a compreensão de textos. A técnica já foi adotada pela administração pública em vários países, notadamente Estados Unidos e Reino Unido, mas no Brasil também há diversas iniciativas nesse sentido.