Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Fazenda

Você está em: Skip Navigation LinksInício > Serviços > IPVA

Sobre o IPVA

O IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente dos proprietários ou possuidores de veículos domiciliados no Estado de São Paulo.


A receita do IPVA, depois de deduzidas outras destinações instituídas por lei federal, é partilhada entre o Estado (50 %) e o Município (50 %) onde o proprietário do veículo tiver domicílio ou residência, e destina-se ao financiamento dos serviços básicos de que a população necessita: saúde, educação, segurança, transporte, etc.

A - Veículos Usados

O IPVA do exercício atual pode ser pago com desconto ou sem acréscimos até a data indicada nas tabelas de vencimentos, conforme final de placa.

Após o vencimento, serão cobrados acréscimos moratórios de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

O recolhimento do IPVA, deve ser feito no​​s bancos autorizados, por meio de:​

 

1. Código RENAVAM; nos seguintes canais de atendimento:

  • Guichê do caixa;

  • Autoatendimento; 

  • Internet;

  • Débito Agendado;

Obs.: O IPVA poderá ser recolhido também nas Casas Lotéricas ou na "Rede Banco 24 horas" 

 

2. Guia de recolhimento (GARE-IPVA), obtida por meio do sistema de emissão​​​ de guia  apenas para os eventos abaixo descritos:

  • Auto de Infração e Imposição de Multa - AIIM;

  • Pagamentos proporcionais; 

  • Problemas cadastrais perante o DETRAN/SEFAZ;

B - Veículos Novos

Efetue o recolhimento do IPVA de veículos novos (zero km) por meio de guia de recolhimento, obtida no sistema de emissão de guia . ​