​​​​A Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio da Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), está disponibilizando mais uma capacitação voltada aos servidores públicos paulistas. Trata-se do Programa de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), iniciativa criada para auxiliar os usuários dos sistemas de administração financeira, orçamentária, patrimonial e contábil do Estado.

Nos cursos do CASP os servidores aprendem tratar os atos e fatos contábeis de forma correta e padronizada. Com isso, colaboram para o processo de monitoramento do desempenho dos órgãos e entidades públicas estaduais. Os cursos são voltados aos servidores que atuem nas áreas de planejamento, orçamento, finanças públicas e patrimônio, rotinas contábeis, elaboração de balancetes e relatórios ou no controle interno e externo.

O programa completo possui 80 horas e é composto por seis módulos na modalidade de educação a distância (EAD). Apesar de serem cursos independentes, é recomendável que o Módulo Básico seja realizado antes dos demais, uma vez que apresenta conceitos fundamentais para todos os seguintes.

Para se inscrever, basta acessar o site da Egesp. Confira abaixo os módulos disponíveis, assim como a carga horária e as datas de início e término das turmas:

 

Curso

Carga

Início

Término

Módulo Básico: Noções Gerais de Contabilidade Pública

Apresenta conceitos fundamentais para compreender as transformações que percorrem a contabilidade pública brasileira, em decorrência do seu processo de convergência às normas internacionais. Esse curso é recomendado como pré-requisito para a realização dos demais módulos que integram o Programa CASP.

10h

22/04

06/05

13/06

26/06

08/08

21/08

07/10

21/10

Módulo 1: Procedimentos Contábeis Orçamentários

Apresenta conceitos, regras e procedimentos relativos aos atos e fatos orçamentários e o seu relacionamento com a contabilidade de forma a permitir a tomada de decisão com a prudência e tempestividade requeridos.

É recomendável ter realizado módulo básico do Programa CASP e ter conhecimento sobre a Programação e Execução Orçamentária e Financeira – PROFIN para melhor entendimento dos instrumentos operacionais adotados pelo governo estadual para a gestão das contas públicas.

10h

27/05

11/06

26/08

09/09

Módulo 2: Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Apresenta conceitos, regras e procedimentos relativos aos atos e fatos patrimoniais e o seu relacionamento com a contabilidade de forma a permitir a compreensão dos procedimentos contábeis patrimoniais, como mensuração de ativos e passivos, e o adequado e tempestivo reconhecimento dos fatos e atos contábeis que possam impactar suas demonstrações contábeis futuras.

É recomendável ter realizado o módulo básico do Programa CASP.

10h

04/04

17/04

12/06

25/06

10/09

23/09

Módulo 3: Procedimentos Contábeis Específicos

Apresenta conceitos, regras e procedimentos relativos aos atos e fatos patrimoniais de políticas contábeis específicas.

É recomendável ter realizado o módulo básico e o módulo 2 do Programa CASP.

20h

18/04

16/05

01/08

28/08

24/09

21/10

Módulo 4: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Possibilita a compreensão dos objetivos e a forma de funcionamento do atual Plano de Contas do Estado, com aderência ao PCASP Estendido - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, publicado pela STN - Secretaria do Tesouro Nacional.

É recomendável ter realizado módulo básico e ter conhecimento sobre a Programação e Execução Orçamentária e Financeira – PROFIN para melhor entendimento dos instrumentos operacionais adotados pelo governo estadual para a gestão das contas públicas.

20h

16/05

17/06

29/08

25/09

22/10

21/11

Módulo 5: Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

Facilita a interpretação dos principais demonstrativos contábeis e o reconhecimento do impacto a eles gerado pelos registros dos atos e fatos contábeis.

É recomendável ter realizado módulo básico do Programa CASP e ter conhecimento sobre a Programação e Execução Orçamentária e Financeira – PROFIN para melhor entendimento dos instrumentos operacionais adotados pelo governo estadual para a gestão das contas públicas.

10h

13/06

26/06

26/09

09/10

18/11

02/12

.

Siga a Sefaz nas redes sociais