​Nos dias 05 e 06 de maio a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo vai ser palco da 1º Maratona de Programação de Compras Públicas. O evento reunirá programadores e jovens da área de inovação e tecnologia para o desafio de criar, com a base de dados da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), soluções que possam aperfeiçoar o ciclo de suprimentos e informar a sociedade sobre o que e como o Estado compra, e o nível de eficiência em relação aos preços praticados no mercado. As inscrições podem ser feitas no site hackathoncompraspublicas.fazenda.sp.gov.br.

As equipes – formadas com no mínimo três e no máximo cinco integrantes, com mais de 18 anos – terão aproximadamente 30 horas para desenvolver aplicativos que simplifiquem a busca por informações na base de dados da BEC/SP, com foco em quatro públicos-alvo:

• Fornecedores: Acesso às ofertas de compras do Estado, possibilitando novas oportunidades de negócio, em especial para micro e pequenas empresas;

• Sociedade: Informar sobre as compras realizadas pelo Estado, em diferentes regiões;

• Prefeitura: Acesso qualificado dos municípios as informações de compras públicas, além do comparativo com os preços praticados pelo mercado;

• Estado: Aperfeiçoamento dos processos de compra, visando a redução de custos.

Os projetos serão avaliados por uma banca formada por profissionais de áreas afins e servidores da Secretaria da Fazenda que avaliarão a partir de critérios como impacto, coerência, viabilidade, inovação e originalidade.

No dia 17 de abril, a Fazenda realizará um workshop para esclarecer as dúvidas dos participantes do Hackathon com palestras sobre o modelo de negócios, inteligência de dados em compras públicas e desenvolvimento de soluções, além de orientações gerais sobre o Concurso Hackathon – Compras Públicas.

Confira aqui o regulamento

Sobre a BEC

A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP), sistema de compras via internet administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, permite a redução dos custos operacionais e dos preços pagos pelas unidades compradoras, além de agilizar o processo de aquisição e fornecer informações agregadas e rapidamente disponíveis para os sistemas de controle interno e externo.

Criada em 2000, a BEC/SP tem obtido resultados relevantes. Desde a sua implantação, foram negociados produtos e serviços no valor total de R$ 74,4 bilhões, com R$ 26,3 bilhões de economia, que representa o percentual médio de 26,18%.