​​A Secretaria da Fazenda, por meio da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), firma convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) visando desburocratizar o processo de envio da documentação exigida dos fornecedores que participam de licitações no Estado de São Paulo. Com o acordo, o sistema da BEC/SP passa a contemplar solução de compartilhamento eletrônico do Certificado de Regularidade do FGTS. A integração beneficia cerca de 60 mil fornecedores já cadastrados no sistema, além de outros 10 mil que ainda não entregaram toda a documentação.


 

 

Para participar de licitações do Estado de São Paulo, as empresas devem cadastrar-se no Caufesp (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo). Um dos documentos necessários nesse cadastramento é o Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), emitido pela Caixa Econômica Federal. Por ser documento com validade de 30 dias, o fornecedor deve atualizar o cadastro ou enviar o documento atualizado no momento da habilitação.


 

 

Com a parceria entre os órgãos Estadual e Federal o certificado será atualizado automaticamente por meio de webservice, desburocratizando o processo para as empresas cadastradas, reduzindo os custos envolvidos e tornando as consultas à validade do CRF mais eficientes no momento da habilitação do vencedor da licitação.


 

 

O convênio será publicado nos Diários Oficiais da União e do Estado e terá a validade de cinco anos.


 

 

Sobre a BEC/SP

A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP), sistema de compras via internet administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, traz maior celeridade e transparência ao processo de compras públicas, fornece informações agregadas para os sistemas de controle interno e externo, gerando maior segurança ao processo e possibilita redução dos custos operacionais e dos preços pagos pelas unidades compradoras, gerando economia para o Estado.​