A Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), sistema administrado pela Secretaria da Fazenda, vem proporcionando ganhos significativos às micro e pequenas empresas paulistas. A BEC/SP oferece a esses empreendedores a oportunidade de se cadastrarem no sistema eletrônico para oferecer seus produtos e serviços a uma base de cerca de mil compradores públicos que buscam pelo melhor preço de mercado.


A importância dos negócios de menor porte na economia e na geração de emprego vem crescendo ao longo dos anos e tem reflexos diretos na operação da BEC/SP. As ofertas de compra com participação exclusiva de micros e pequenas empresas na modalidade Convite saltou de 4.336 em 2015 para 13.540 em 2017, representando 54% dos negócios firmados.


Apesar de representarem pouco mais de 11% dos mais de 72 mil fornecedores cadastrados na BEC/SP, cerca de 95% dos estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo são micro e pequenas empresas. É por isso que a legislação assegura que, nas contratações públicas, deverá ser concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social.


Para se cadastrar na BEC/SP, basta acessar a página www.bec.sp.gov.br opção Caufesp – Cadastro de Novo Fornecedor e seguir as instruções.