A 1ª Maratona de Programação de Compras Públicas da Secretaria Estadual da Fazenda chegou ao fim neste domingo (6) e o grupo vencedor foi InfoHack, com o projeto InfoPreços – BEC, solução direcionada as prefeituras que auxilia na compra de produtos pelo menor preço, por meio de pesquisas de dados quantitativos entre fornecedores e os valores praticados em outros estados. Em sua estreia em hackathons, os participantes de Guarulhos foram premiados com dois ultrabooks modelo Dell Latitude 7480, Intel Core i7, 16 GB RAM, SSD 500 GB, Windows 10 e um tablet Sansung Galaxy Tab S3 preto com 9.7 4G, Android 7.0, Processador Quad Core e 32 GB.

"Gostaríamos muito de agradecer a Secretaria da Fazenda pela oportunidade. O que mais motivou a nossa participação foi a temática. Não só pela questão dos gastos públicos afetarem a sociedade, mas também porque a gente já tinha uma identificação com esse tema através de trabalhos realizados", afirmou Bruno Watanabe Felício, um dos cinco integrantes da equipe InfoHack.

O secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Fazenda, Rogério Ceron agradeceu a presença de todos os participantes e reforçou que a Maratona de Programação de compras públicas é uma importante iniciativa para aproximar a sociedade dos serviços oferecidos pela Pasta. "O evento foi um grande sucesso. Superamos todas as nossas expectativas. As equipes desenvolveram  diferentes soluções, com olhares diferentes para os desafios que colocamos", explica Ceron. "Foi algo sensacional para a sociedade. Esses garotos, esses jovens, souberam pensar fora de caixa e trouxeram ideias interessantes", reforça o adjunto da Sefaz.

Foram 10 equipes e o desafio delas era desenvolver, com a base de dados da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), soluções que possam aperfeiçoar o ciclo de suprimentos e informar a sociedade sobre o que e como o Estado compra, e o nível de eficiência em relação aos preços praticados no mercado. Os 10 projetos foram avaliados por uma banca formada por profissionais de tecnologia e representantes da Fazenda que escolheram as quatro melhores propostas a partir de critérios como impacto, coerência, viabilidade, inovação e originalidade.

Durante o evento, a consultora de inovação e tecnologia do Sebrae-SP, Roberta Sodre, conversou com as equipes em busca de novos talentos para desenvolver o modelo de negócio proposto por meio do Sebrae Startup SP. "Através de eventos como este podemos entender a maturidade do negócio e em cima disso fazer a opção pelo melhor programa que o Sebrae possa disponibilizar", destacou. O programa dará visibilidade para os empreendedores desenvolverem o seu negócio e ampliar o networking com empresários e investidores interessados em fomentar novas soluções no mercado.

O segundo lugar ficou com a equipe 300BEC, que desenvolveu o BEC Forn,  uma solução tecnológica de apoio aos fornecedores com informações sintetizadas sobre a ordem de compra, facilitando a busca do pequeno empreendedor por negócios específicos para sua área, e métricas que podem auxiliar a equipe da BEC/SP a encontrar informações para deficiências anteriormente não mapeadas. "Todo mundo aqui se esforçou. Passamos a noite debatendo, revisando e até desconstruindo o projeto. Conseguimos chegar numa solução simples e intuitiva para o usuário e que poderá ser utilizada em diversos segmentos", comentou Denis Magalhães, 22 anos, um dos participantes do grupo.

O terceiro projeto melhor avaliado ficou com Os Devinhos, e o aplicativo LiciTaê, direcionado aos fornecedores.  "A nossa ideia é de uma plataforma colaborativa de busca e participação em licitações. Nosso objetivo é ajudar aqueles micro e pequenos negócios que tem dificuldades de entender o processo e que por meio de uma comunidade as pessoas possam se ajudar e trocar informações e ter o contato com o governo", explicou o carioca Lucas Armand, que veio do Rio de Janeiro exclusivamente para a competição.

E o Quanto Custa? encerrou a lista de premiados, levando a equipe que leva o mesmo nome do projeto para quarta colocação. Ana Finotti contou: "depois de muito trabalho, chegamos numa ideia voltada para a área de inovação e conscientização, onde com um celular você pode tirar uma foto de um produto e saber o preço, quanto foi gasto, quem gastou e quem comprou", explica.

Vencedores

1º lugar

Projeto: InfoPreços – BEC

Equipe: InfoHack
Bruno Watanabe Felicio, Douglas Villanacci Pasqua, Luis Santos Arantes, João Francisco Marino França e Felipe Oliveira.

2º lugar

Projeto: BECForn

Equipe: 300BEC

Denis Magalhães, Thiago Lima Toledo, Marcelo Adriano Barbosa Junior e Sergio Teixeira de Lima Junior

3º lugar

Projeto: LiciTaê

Equipe: Os Devinhos

Camila Doki, Carlos Yassuo Doki, Lucas Armand Souza Assis de Oliveira

4º lugar

Projeto: Quanto Custa?

Equipe: Quanto Custa?

Ana Paula Diegues Finotti, Fellipe Souto, Guilherme de Carvalho Lima, Fabio Alvarez Licciardi Castilho

1ª Maratona de Programação de Contas Públicas

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda, com o patrocínio da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e da Accenture. Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).

Sobre a BEC

A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP), sistema de compras via internet administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, permite a redução dos custos operacionais e dos preços pagos pelas unidades compradoras, além de agilizar o processo de aquisição e fornecer informações agregadas e rapidamente disponíveis para os sistemas de controle interno e externo.

Criada em 2000, a BEC/SP tem obtido resultados relevantes. Desde a sua implantação, foram negociados produtos e serviços no valor total de R$ 74,4 bilhões, com R$ 26,3 bilhões de economia, que representa o percentual médio de 26,18%.

20180506_174709a.jpg