Ideias inovadoras e soluções tecnológicas que facilitem o acesso de fornecedores e órgãos estaduais e municipais aos dados disponíveis na Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), garantindo a sociedade o acesso sobre o que e como o Estado compra, e o nível de eficiência em relação aos preços praticados no mercado. Este foi o desafio lançado pela Secretaria Estadual da Fazenda a startups e jovens da área de tecnologia e inovação de todo o país, durante a abertura da 1º Maratona de Programa de Compras Públicas, neste sábado, 5/5, na sede da Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp).

Durante o final de semana, os participantes terão 30 horas para desenvolver um aplicativo ou outra solução tecnológica que torne mais eficiente e acessível os dados da bolsa eletrônica governamental para quatro públicos distintos: sociedade, fornecedores, prefeituras e Estado.

"Este evento é muito mais que um desafio de programação, é uma etapa de um processo muito maior. A finalidade é tornar a Secretaria da Fazenda uma referência em transparência pública para o país todo. E o conceito de transparência não é só disponibilizar dados, mas sim de transformar de alguma forma em informações e serviços úteis para a sociedade.", destacou Rogério Ceron, secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Fazenda.

Com apenas 18 anos, a estudante de ciências da computação, Camila Doki, não se intimida com o desafio. Veterana em eventos como estes, a jovem já participou de oito competições, boa parte acompanhada pelo pai Carlos Yassuo Doki, 42 anos.  "O que inspira a gente a participar de um hackathon do governo é trazer, justamente, a inovação para o setor público. Para trazer mudanças, algo que colabore. E esse desafio, essa adrenalina de trazer alguma coisa nova, não só para ajudar o governo, mas a população é inspirador. Uma gasolina a mais para participar", afirma Doki.

A estudante também destacou a importância dos eventos de tecnologia para troca de experiência entre os profissionais e empresas do setor: "A cada hackathon aprendemos mais sobre novas tecnologias. O network é muito grande. Conhecemos profissionais de várias empresas e isso abre portas para muitas coisas".

O engenheiro carioca, Lucas Armand de Oliveira, 24 anos, veio do Rio de Janeiro exclusivamente para participar do evento e também compartilha da mesma ideia. "Já conheci muita gente, muita gente boa, com muita experiência em hackathon. Já aprendi muita coisa conversando com a galera aqui. Isso tudo só nessa primeira hora de maratona. A minha expectativa está lá em cima ", conta durante a cerimonia de abertura.

Oliveira trabalha na área de contratação e licitação e ficou entusiasmado com o evento promovido pela Fazenda de São Paulo. "Gosto muito da área de negócios. Pensar em um modelo com transparência para área pública é um desafio bem interessante".

Já o gerente de processos Bruno Watanabe, 28 anos, morador de Guarulhos, conta que essa é a sua primeira maratona. A equipe dele é composta por outros quatro apaixonados por tecnologia. "Queremos aproveitar a oportunidade para contribuir com o governo de São Paulo e prover boas soluções", mas deixa claro que a expectativa é levar o prêmio. "Tivemos algumas reuniões, cogitamos algumas ideias, vamos validar com a mentoria pra poder de fato solucionar e entregar um bom projeto e brigar pelo prêmio".

Durante o primeiro dia de evento, a consultora de inovação e tecnologia do Sebrae-SP, Roberta Sodre, conversou com as equipes em busca de novos talentos para desenvolver o modelo de negócio proposto por meio do Sebrae Startup SP.  "Através de eventos como este podemos entender a maturidade do negócio e em cima disso fazer a opção pelo melhor programa que o Sebrae possa disponibilizar", destacou. O programa dará visibilidade para os empreendedores desenvolverem o seu negócio e ampliar o networking com empresários e investidores interessados em fomentar novas soluções no mercado.

A estudante de mestrado paraguaia e bolsista do Tribunal de Contas do Paraná (TJ-PR), Mirian Nogueira, aproveitou a maratona hacker para conhecer um pouco mais da metodologia adotada pela Bolsa Eletrônica de Compras. Segundo ela, a proposta do TJ-PR é desenvolver algo parecido. "Acho muito legal que as pessoas se envolvam e comecem a participar, entender aqueles dados", elogia. "Não adianta ter os dados abertos sem saber o que fazer com eles. Esse tipo de atividade dá para o cidadão se envolver ainda mais, especialmente os profissionais da área de economia e tecnologia".

1ª Maratona de Programação de Contas Públicas

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda, com o patrocínio da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e da Accenture. Apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo ( Sebrae-SP).

Acesse: http://hackathoncompraspublicas.fazenda.sp.gov.br

Data: 5 e 6 de maio

Horário: das 9h às 22h (sábado) e das 09h às 17 horas (domingo)

Local: Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp)