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A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP) confirmou a excelência de seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e obteve a manutenção da certificação pela norma NBR ISO 9001:2015. Após ter passado por três processos de certificação pela versão 2008 da Norma, a instituição foi submetida a processo de manutenção, com base na versão 2015 da ISO 9001, que reiterou a conformidade do SGQ do ambiente eletrônico estruturado para aquisição de bens e serviços pelas Unidades Compradoras da Administração Pública do Estado de São Paulo, municípios e entidades conveniadas. A certificação foi mantida e validada por meio de auditoria externa realizada pelo Instituto Totum em setembro de 2017.

 

O Sistema de Gestão da Qualidade, implantado em 2009, contribuiu para elevar o padrão de excelência dos processos de trabalho da BEC/SP, assegurando ao governo estadual, municípios e entidades conveniadas a negociação e a aquisição de produtos e serviços com agilidade, competitividade e redução de custos.

 

Os serviços oferecidos pela BEC/SP passam por constantes avaliações. No ano seguinte à implantação do sistema de gestão da qualidade (2010), a BEC/SP recebeu a primeira certificação da ISO 9001:2008. O selo tem vigência de  três anos e nesse período o sistema passa por cinco auditorias semestrais. A certificação foi confirmada em 2013, também com a realização de outras cinco auditorias de manutenção, garantindo a excelência dos serviços prestados pela BEC/SP.

 

Com o término da vigência da certificação em setembro de 2016, o Instituto Totum realizou nova auditoria do SGQ, constatando uma melhoria contínua nos processos de gerenciamento da BEC/SP, concedendo por mais 3 anos a certificação internacional. A primeira auditoria de manutenção da atual certificação foi realizada em abril de 2017.

 

A certificação ISO 9001:2015 -- International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) -- atesta que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, além de operar em conformidade com as leis e regulamentos.

 

Sobre a BEC


A Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP), sistema de compras via internet administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, permite a redução dos custos operacionais e dos preços pagos pelas unidades compradoras, além de agilizar o processo de aquisição e fornecer informações agregadas e rapidamente disponíveis para os sistemas de controle interno e externo.

 

Criada em 2000, a BEC/SP tem obtido resultados relevantes. Desde a sua implantação, foram negociados produtos e serviços no valor total de R$ 74,5 bilhões, com R$ 26,4 bilhões de economia, que representa o percentual médio de 26,18%.​