A Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp) lançou o "Saber Fazer", um programa de entrevistas em vídeo que foi desenvolvido para restaurar o conhecimento prático de profissionais da administração pública do Estado de São Paulo.


O diretor da Egesp, Rodrigo Bezerra, conta que a ideia do programa surgiu com a necessidade de registrar os conhecimentos tácitos de servidores com grande experiência na Secretaria da Fazenda e Planejamento e em outros órgãos do Estado. "São pessoas que ocupam ou já ocuparam funções-chave e que adquiriram um entendimento que não está nos livros ou manuais".


O objetivo é também discutir questões emergentes que estão em pauta na Sefaz e na gestão pública de modo geral: "sempre a partir do olhar do profissional que sabe como a 'máquina' funciona. Além disso, este conhecimento crítico tem que ser recuperado e disseminado para as novas gerações", completou Bezerra.


O programa tem a periodicidade mensal e é exibido no canal da Escola de Governo no YouTube. As gravações ocorrem nos estúdios da Egesp e a escolha dos entrevistados é feita visando pessoas com grande experiência e destaque em sua área de atuação. Profissionais que tem uma vivência e conseguem também refletir sobre os desafios e perspectivas para o futuro da administração pública.


O primeiro entrevistado do programa é o professor José Roberto Rosa, professor na Secretaria da Fazenda desde 1988 e que  formou várias gerações de agentes fiscais de rendas,  até hoje atua na Escola de Governo, em que dá aulas sobre os pontos polêmicos do ICMS. 


Ele utiliza nas aulas situações que vivenciou ao longo de 31 anos como agente fiscal. Em sua experiência profissional destacam-se ainda os 16 anos como juiz do Tribunal de Impostos e Taxas – TIT.


Na entrevista ele falou sobre fiscalização tributária e cidadania. "Nos últimos anos, houve uma explosão da legislação. Fiquei muito feliz com a lei de conformidade fiscal, pois é uma lei complementar no Estado de São Paulo e mostra que será um novo tempo entre fisco e contribuinte", disse Rosa.


Acesse aqui entrevista.​