O processo de pré-seleção, chamado Time de Valor, chega em sua última etapa com a divulgação da lista dos candidatos selecionados. As vagas divulgadas foram para o preenchimento de 12 empregos públicos em confiança de Superintendente Regional do DETRAN.SP.

A seleção teve 4.249 inscritos e contou com a parceria da Fundação Lemann e Secretaria da Fazenda e Planejamento, por intermédio da Escola de Governo e da Subsecretaria de Gestão, da Secretaria de Projetos. O processo utiliza uma metodologia de recrutamento e avaliação baseada em competências e habilidades específicas, transformando a cultura de gestão de pessoas no setor público por meio de um processo justo e transparente para todos.

A avaliação dos candidatos contou com análise curricular, envolvendo a experiência e formação; classificação no teste online e estudo de caso com a apresentação de soluções para uma situação-problema no contexto do DETRAN.SP; entrevista por Competência através de videoconferência; banca presencial para julgamento do Plano de Ação questionando pontos do plano apresentado, bem como outras questões como experiência do candidato, e situações reais que ocorrem na área de trânsito, procurando "ouvir" do candidato a sua resposta como atuante do cargo no qual concorria.

Os candidatos que obtiveram os melhores resultados em cada Regional passavam às etapas seguintes em igualdade de condições.

Foram 2.004 currículos cadastrados; 1.040 testes on-line respondidos; 885 estudos de casos; além da realização de 60 entrevistas por competência e avaliação de 34 candidatos na banca final.

O processo de pré-seleção iniciou no mês de fevereiro com previsão de ser finalizado em maio de 2020. Porém, devido o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do Covid-19, as etapas tiveram que ser adaptadas ao momento atual sendo possível sua conclusão em dezembro de 2020.

A pré-seleção foi realizada para 12 empregos públicos de Superintendentes Regionais do Estado de São Paulo (Região Central, Barretos, Sorocaba II, São José do Rio Preto II, Marília, Campinas II, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Baixada Santista, São José do Rio Preto I e Sorocaba). Porém foram selecionados 11 Superintendentes Regionais, pois não foi possível identificarmos candidatos com o perfil desejado para a função em questão em uma das localidades, Registro.

Essa é a segunda edição do Time de Valor, a primeira foi realizada em 2019 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a contratação de 16 Diretores Regionais de Trabalho e Empreendedorismo. Após o sucesso dessa primeira edição, a Escola de Governo do Estado de São Paulo (EGESP)  ficou responsável por acompanhar o processo de seleção do Detran.SP e se apropriar da metodologia para que novos processos possam ser realizados de forma autônoma pelo estado.

Parceria

A Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, é parceira do programa Time de Valor. A Aliança tem projetos que promovem o aprimoramento da gestão pública. A parceria prevê a transferência da metodologia para a EGESP e foi firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e as Secretarias de Governo e da Fazenda do Estado de São Paulo.

Confira abaixo a lista dos candidatos selecionados

• BAIXADA SANTISTA - ROBSON BIANCHI

• BARRETOS - ANDRÉ AUGUSTO DE ABREU