​​

Nesta quinta-feira, 20, líderes da Bracell receberam o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outras autoridades de sua comitiva para a cerimônia de início da obra civil da primeira fábrica de papel tissue da companhia. A unidade está sendo construída ao lado da fábrica de celulose, em Lençóis Paulista (SP), com investimento de R$ 2,5 bilhões e previsão de início da operação em 2024. 

O secretário Samuel Kinoshita, o coordenador de Fiscalização (Cfis), Cleber Stefani, e a delegada Tributária de Bauru, Luciana Moscardi Grillo, representaram a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) na solenidade.  

“A atual gestão está empenhada na transformação econômica e social do estado de São Paulo. Temos um compromisso com o crescimento, o desenvolvimento, a recuperação da competitividade e a geração de empregos. Esse investimento da Bracell vai gerar novos postos de trabalho para Lençóis Paulista e região", comemora Kinoshita. “É renda para a população", completa.  ​​

A Bracell atua na produção de celulose solúvel e mantém em Lençóis Paulista uma operação industrial especializada em celulose de eucalipto de fibra curta branqueada - celulose kraft, utilizada como insumo para a fabricação de papéis para os mais diversos usos (sanitários, de impressão e escrita ou para embalagens, entre outras aplicações). 

Praveen Singhavi, presidente da Bracell, acompanhado de Eduardo M. Aron, diretor da Unidade Negócios de Tissue, celebraram, junto ao governador e convidados, as obras que já foram iniciadas da nova operação.   

“Nossa nova fábrica de Tissue será a unidade mais produtiva do Brasil. Este projeto reforça nosso comprometimento de investir no país, contribuindo com a produtividade e sustentabilidade de maneira transversal ao negócio. É um marco que nos deixa bastante otimistas com as perspectivas de desenvolvimento, pois queremos agregar valor e expandir ainda mais as operações downstream de Tissue", afirma Singhavi.​​ 

A nova fábrica contará com quatro máquinas para produção de papel tissue, que serão convertidos em dois produtos: papel higiênico e papel toalha. Com capacidade produtiva de 240 mil toneladas por ano, a fábrica será uma das mais modernas e sustentáveis do mundo, 100% automatizada e a única no Brasil a operar totalmente livre de combustíveis fósseis. 

Na fase de construção, é esperada a geração de mais de 2.000 postos de trabalho e, para a operação, serão 550 empregos permanentes. O foco da contratação está no interior de São Paulo, região de atuação, visando ampliar o compromisso da Bracell de fomentar o desenvolvimento local. 

Durante o evento, o Tarcísio de Freitas destacou a importância de investimentos como o da Bracell para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.  

Na ocasião, também foi apresentada ao governador a operação de celulose da Bracell que, nos últimos quatro anos, representou um investimento de mais de R$ 15 bilhões no país. Considerada a maior e mais sustentável do mundo, a fábrica possui duas linhas flexíveis que produzem tanto celulose kraft quanto celulose solúvel. Além disso, seu funcionamento é livre de combustíveis fósseis. 

O apoio oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo para as atividades de fabricação de celulose e de produtos de papel viabilizou a ampliação do investimento da empresa na unidade fabril instalada em São Paulo. Na aquisição de máquinas e equipamentos destinados à integração do ativo imobilizado, as indústrias do setor podem se creditar de imediato do valor do ICMS incidente sobre esses bens. 

Em janeiro deste ano, a Bracell assinou acordo para aquisição da OL Papéis Ltda. para reforçar sua entrada no mercado de tissue e expandir sua atuação no Brasil. A presença das marcas da OL é concentrada na região Nordeste, com fábricas na Bahia, em Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, e em Pernambuco, no município de Pombos. A aprovação do acordo ainda está em avaliação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 

Siga a Sefaz nas redes sociais:​​​