Você está em: Início > Notícias > Secretaria da Fazenda e Planejamento atendeu mais de 2,6 milhões de pedidos pelos canais virtuais Hidden Secretaria da Fazenda e Planejamento atendeu mais de 2,6 milhões de pedidos pelos canais virtuais Imagem 08/02/2021 Retificado em: Imagem de Página Conteúdo da PáginaO atendimento ao público da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) continua a todo vapor e não teve interrupções na pandemia. Adaptados para o atendimento virtual, os 41 Postos Fiscais e as sete unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) espalhados pelo Estado de São Paulo maximizaram a prestação de serviços à população por meios eletrônicos. Em 2020 foram mais de 2,6 milhões de pedidos processados pelos diversos canais e sistemas da Sefaz. O atendimento presencial foi ajustado para garantir a segurança de contribuintes e servidores. No entanto, em razão do afastamento de um grande número de servidores pertencentes ao grupo de risco, capacidade de atendimento reduzida e principalmente para evitar aglomerações nas unidades, a Secretaria da Fazenda e Planejamento orienta que os contribuintes deem preferência ao atendimento virtual, disponíveis no portal institucional portal.fazenda.sp.gov.br. A Sefaz conta com uma gama de canais virtuais para atender a população, conheça um pouco mais sobre cada um deles: O Fale Conosco possui duas modalidades: correio eletrônico e telefônico. Navegando pelo portal.fazenda.sp.gov.br clique em Fale Conosco (no canto superior direito da home) é possível acessar o sistema de envio de e-mails preenchendo diretamente na página o formulário com o assunto pré-definido na lista. Já o atendimento telefônico possui duas modalidades: o atendimento humano, que é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e o atendimento eletrônico, que disponibiliza informações 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O cidadão pode entrar em contato pelo 0800 0170 110, a partir de telefone fixo, e no (11) 2450-6810, exclusivo para chamadas de celular.Para obter informações gerais de um determinado assunto, o cidadão pode acessar o Guia do Usuário disponível no portal.fazenda.sp.gov.br. O guia contém a relação dos serviços públicos oferecidos, informações gerais, as formas de obtê-los pelos canais de atendimento, documentos necessários, entre outros. É a melhor forma de agilizar procedimentos e evitar deslocamentos desnecessários.O Sistema Eletrônico de Pedidos de Benefícios Fiscais para Veículos Automotores – SIVEI – permite aos cidadãos solicitar isenção de IPVA ou ICMS de veículos automotores de casa, carregando todos os documentos necessários diretamente no sistema. O sistema está disponível no portal e pode ser acessado por taxistas, pessoas com deficiência enquadradas nos critérios e no caso de dispensa de pagamento para furto ou roubo. Já o Sistema de Peticionamento Eletrônico – SIPET permite a realização de mais de 50 serviços de diversos assuntos relevantes aos contribuintes, como Cadesp, Nota Fiscal Paulista, IPVA, ITCMD, entre outros. Está disponível no portal e para acessar, cidadãos e contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) precisam de certificado digital. Para acompanhar o andamento de um protocolo é possível acessar o SP SemPapel. O programa faz adoção do processo digital, permite a produção, gestão e acesso a documentos e informações em ambiente digital de gestão documental. Tramitação com controle e confiabilidade. Qualquer pessoa pode consultar, basta digitar o número de protocolo por meio do site documentos.spsempapel.sp.gov.br/sigaex/public/app/processoautenticar. Se, mesmo com todos esses canais listados, o serviço que o cidadão procura exige um atendido personalizado há a opção do Atendimento Remoto por e-mail. O processo é simples: o cidadão ou contribuinte deverá acessar a página senhafacil.com.br/agendamento/#/home e solicitar sua senha, que será gerada com um número e um horário de atendimento. Em até 15 minutos antes do horário agendado, basta enviar um e-mail detalhando a demanda para o Posto Fiscal de sua circunscrição, mencionando no título da mensagem o número de sua senha e o respectivo horário de atendimento, e anexar os documentos necessários, confira aqui todos os detalhes e contatos dos postos. Havendo necessidade, o responsável pelo atendimento poderá encaminhar agendamento para atendimento presencial. Siga a Sefaz nas redes sociais:Instagram: https://www.instagram.com/sefaz_spFacebook: https://www.facebook.com/sefazspTwitter: https://twitter.com/sefaz_spLinkedin: https://www.linkedin.com/company/sefazspTik Tok: https://www.tiktok.com/sefaz_spFlickr: https://www.flickr.com/photos/sefazsp/albums Siga a Sefaz nas redes sociais: Tags Relacionadas: canaisdeatendimento atendimentovirtual Atendimento Serviços Noticias Relacionadas« prev16/03/2024Pedidos de reembolso de taxas do Detran-SP junto à Sefaz-SP passam a ser digitais a partir desta segunda-feira (...) 16/03/2024Pedidos de reembolso de taxas do Detran-SP junto à Sefaz-SP passam a ser digitais a partir desta segunda-feira (...) 09/02/2024Sefaz-SP lança novo vídeo institucional sobre canais de atendimento ao cidadão28/11/2023Atendimento presencial está suspenso na Região Metropolitana nesta terça-feira (28)03/10/2023Atendimento presencial está suspenso na Região Metropolitana nesta terça-feira (3)17/02/2023Atendimento da Sefaz-SP estará suspenso no Carnaval15/06/2022Sefaz-SP realiza mudanças no atendimento com foco na satisfação dos cidadãos e contribuintes09/08/2021Sefaz/SP oferece atendimento presencial agendado nos Postos Fiscais10/11/2020Secretaria da Fazenda e Planejamento inicia parceria com Centro Universitário FMU para orientação a (...) 12/05/2020Atendimento ao público nos Postos Fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento será virtual, conforme (...) 18/02/2020Home Office já é realidade no setor público18/10/2017Atendimento da Secretaria da Fazenda em Penápolis está em novo endereço27/03/2017Secretaria da Fazenda inicia agendamento eletrônico de atendimentonext »16/03/2024Pedidos de reembolso de taxas do Detran-SP junto à Sefaz-SP passam a ser digitais a partir desta segunda-feira (...) « prevnext »16/03/2024Pedidos de reembolso de taxas do Detran-SP junto à Sefaz-SP passam a ser digitais a partir desta segunda-feira (...) 09/02/2024Sefaz-SP lança novo vídeo institucional sobre canais de atendimento ao cidadão28/11/2023Atendimento presencial está suspenso na Região Metropolitana nesta terça-feira (28)03/10/2023Atendimento presencial está suspenso na Região Metropolitana nesta terça-feira (3)17/02/2023Atendimento da Sefaz-SP estará suspenso no Carnaval15/06/2022Sefaz-SP realiza mudanças no atendimento com foco na satisfação dos cidadãos e contribuintes09/08/2021Sefaz/SP oferece atendimento presencial agendado nos Postos Fiscais10/11/2020Secretaria da Fazenda e Planejamento inicia parceria com Centro Universitário FMU para orientação a (...) 12/05/2020Atendimento ao público nos Postos Fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento será virtual, conforme (...) 18/02/2020Home Office já é realidade no setor público18/10/2017Atendimento da Secretaria da Fazenda em Penápolis está em novo endereço27/03/2017Secretaria da Fazenda inicia agendamento eletrônico de atendimento Links ÚteisIPVANota Fiscal PaulistaGuia do Usuário mais serviços Localize nossas Unidades Clique no mapa abaixo para visualizar as diversas Unidades de Atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo Pesquisa de Satisfação Responder