A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e o Centro Universitário FMU iniciaram, em 3 de novembro, o atendimento virtual de orientação aos contribuintes paulistas da circunscrição da Delegacia Regional Tributária da Capital - I (DRTC-I), localizada no Tatuapé. 

Realizada por meio do Projeto Parceiros do Atendimento da Fazenda Estadual (PAFE), a iniciativa oferece atendimento às pessoas físicas, aos microempreendedores individuais e às microempresas, que normalmente não têm acesso a escritórios de contabilidade.

Pode ser solicitado atendimento para orientação a respeito de tributos estaduais (ICMS, IPVA e ITCMD) em assuntos como Simples Nacional, MEI, Cadesp, Nota Fiscal Paulista, certidões e isenções por meio do SIVEI (Sistema de Controle de Pedidos de Benefícios Fiscais para Veículos Automotores), entre outros temas relacionados ao atendimento contábil.

O serviço deve ser agendado previamente pelo link https://bit.ly/3e5Gldz - é necessário preencher o formulário, garantindo o atendimento no melhor dia e horário para o usuário, eliminando deslocamentos, filas e esperas.

As atividades desenvolvidas são essencialmente de orientação e voltadas para proporcionar aos estudantes universitários a participação em situações reais de vida e trabalho, visando à complementação de sua formação. Os acadêmicos receberam treinamento específico da Secretaria da Fazenda e Planejamento visando a capacitação para prestação de serviços de orientações em diversas questões tributárias estaduais.

Importante ressaltar que o atendimento virtual de orientação prestado pelo Centro Universitário FMU ocorre somente durante o calendário universitário, ou seja, não há atendimento nos meses de férias (dezembro, janeiro e julho).

Sobre o PAFE - Projeto Parceiros do Atendimento da Fazenda Estadual

O PAFE da Secretaria da Fazenda e Planejamento foi criado para valorizar e promover o conhecimento contábil e fiscal por meio de atividades práticas.

Seu projeto piloto foi idealizado em Marília, pela DRT-11, em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), e depois se expandiu para Bauru, pela DRT-7, (Instituição Toledo de Ensino). Em São Paulo, já foi oferecido nos centros universitários FMU e na Faculdade Campos Salles.

O PAFE-Universitário está inserido em um grande projeto de melhorias no atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento, que incluirá o PAFE-Entidades (iniciativa semelhante, desenvolvida com entidades de classe de contadores, advogados etc) e mais outros importantes avanços estratégicos no fortalecimento do atendimento ao contribuinte.

Tais ações, batizadas de Novo Atendimento, consistem em um grande plano de reformulação de toda a estrutura de atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento, que privilegia o contato virtual, minimizando custos, deslocamentos e tempos da atividade, o que coloca o contribuinte e o atendimento de suas demandas em primeiro lugar no processo decisório.