Você está em: Início > Notícias > Secretaria da Fazenda avança na desburocratização de processos Hidden Notícias Notícias Imagem 23/06/2021 12:00 Retificado em: Secretaria da Fazenda avança na desburocratização de processos Imagem de Página Conteúdo da PáginaA Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz) trabalha continuamente para desburocratizar seus processos, desenvolvendo procedimentos cada vez mais simples, automatizados e que exijam menos providências por parte dos contribuintes. Para que as modernizações sejam implementadas, vários setores da Sefaz se integraram, como o que aconteceu com as equipes das diretorias de Arrecadação, Cobrança e Recuperação da Dívida (Dicar); a de Atendimento, Gestão e Conformidade (Diges); e a de Inteligência de Dados (Dintel). "O aperfeiçoamento contínuo dos sistemas permite oferecer mais facilidade ao cidadão, em alguns casos reduzir custos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos serviços e das informações", comenta Janaína Amaral Rizzi, assistente Fiscal Chefe, da Dicar. Entre os procedimentos criados recentemente com esses objetivos, é possível citar a inclusão de novos serviços no Sistema de Peticionamento Eletrônico, a ampliação de casos de retificação de ofício, a liberação de pendências relativas ao Programa de Parcelamento Incentivado, e o cancelamento automático de Certidão de Dívida Ativa. Confira os detalhes dos principais avanços. Sistema de Peticionamento Eletrônico (SIPET)+Inclusão de novos serviçosPor meio do SIPET, o contribuinte agora tem a possibilidade de cadastrar algumas solicitações via internet, que antes só eram possíveis comparecendo pessoalmente a um dos Postos Fiscais para a entrega dos documentos. Remotamente – mas de modo análogo ao atendimento de balcão – o contribuinte preenche as informações referentes a sua solicitação, anexa eventual documentação comprobatória e submete sua demanda a uma triagem do Posto Fiscal. Em caso de aprovação, será direcionada para análise – cujo trâmite pode ser acompanhado pela plataforma "SP Sem Papel". Entre os atuais 50 serviços disponíveis, foram incluídos recentemente o pedido de parcelamento e reparcelamento de débitos não inscritos em Dívida Ativa, os pedidos de retificação e restituição de guias de arrecadação (do tipo GAREs, DAREs e GNREs) e os pedidos de confissão de débitos de Autos de Infração e Imposição de Multa (em casos de indisponibilidade via sistema). Além de contribuintes, os servidores de outros órgãos também podem fazer uso do SIPET para requisitar serviços à Sefaz. Aos servidores de Prefeituras, foram disponibilizados no SIPET os serviços de impugnação ao índice de participação dos municípios (IPM) e requerimento de acesso ao sistema e-DIPAM. Retificação de Ofício+Ampliação de casosContribuintes que realizavam pagamento com algum erro na guia de arrecadação, os sistemas não reconheciam esse pagamento, e isso trazia uma série de implicações. O erro só poderia ser corrigido após a solicitação do próprio contribuinte, que tinha de apresentar documentos e pagar taxas de retificação. Atualmente, a Secretaria da Fazenda vem modernizando seus sistemas a fim de, cada vez mais, detectar e corrigir esses erros automaticamente. Assim, pagamentos no valor exato do débito declarado, mas com o código de receita diverso do determinado na legislação, a correção para o código de receita correto agora é feita pelo sistema, evitando, inclusive, oneração do serviço.Programa de Parcelamento Incentivado (PPI)+Liberação de pendênciasAlguns PPIs antigos que ainda constavam como pendência para alguns contribuintes, que consequentemente não conseguiam emitir eletronicamente sua Certidão Negativa de Débitos, o que gerava a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal e pagamento de taxas para emissão de certidão manual. A Sefaz atualizou os sistemas para que as pendências de PPIs deixassem de constar como um obstáculo à liberação de certidões eletrônicas, que agora podem ser emitidas por meio da internet, evitando assim transtornos e poupando tempo e trabalho dos contribuintes. Certidão de Dívida Ativa (CDA)+Cancelamento automáticoPara os casos em que havia a inscrição indevida de um débito em dívida ativa, o contribuinte tinha que fazer a solicitação de cancelamento da CDA, a Secretaria da Fazenda analisava o pedido e posteriormente encaminhava para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que também fizesse uma análise, até concluírem pelo cancelamento da Certidão. Os sistemas da Sefaz foram modernizados para que façam a detecção e análise automática de diversos casos de cancelamento de CDAs, com envio e retorno automático de informações para a PGE, poupando trabalho e tempo, tanto do contribuinte como dos órgãos envolvidos. Tags Relacionadas: desburocratização de processos; SIPET Noticias Relacionadas12/06/2024Sefaz-SP implanta “Fila Única” para otimizar processos à população07/02/2024Sefaz-SP registra um aumento de 15% nos atendimentos remotos aos cidadãos04/12/2023Gefe Explica lança novos vídeos sobre o ITCMD30/11/2023Mais de 140 serviços da Sefaz-SP podem ser solicitados remotamente22/08/2023Sefaz-SP aprimora legislação que regulamenta o comércio eletrônico16/06/2023Secretaria da Fazenda e Planejamento lança oficialmente o Smart Sefaz23/03/2023Cidadãos podem realizar serviços da Sefaz-SP remotamente por meio do SIPET21/03/2023Processo de dispensa de entrega da GIA começa em abril para cerca de 100 mil empresas16/03/2023Secretaria da Fazenda avança na simplificação das obrigações tributárias com a eliminação da GIA23/02/2023Secretaria da Fazenda realizará live sobre ITCMD01/11/2022Sefaz-SP facilita o acesso aos serviços digitais do SIPET por autenticação Gov.Br23/03/2022Sistemas inteligentes do Governo de SP facilitam pagamento de impostos02/07/2021Receitas e tributos da Sefaz-SP podem ser pagos via Pix21/10/2020Secretaria da Fazenda e Planejamento amplia atendimento remoto ao contribuinte no SIPET12/05/2020Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico (...) « prevnext »12/06/2024Sefaz-SP implanta “Fila Única” para otimizar processos à população07/02/2024Sefaz-SP registra um aumento de 15% nos atendimentos remotos aos cidadãos04/12/2023Gefe Explica lança novos vídeos sobre o ITCMD30/11/2023Mais de 140 serviços da Sefaz-SP podem ser solicitados remotamente22/08/2023Sefaz-SP aprimora legislação que regulamenta o comércio eletrônico16/06/2023Secretaria da Fazenda e Planejamento lança oficialmente o Smart Sefaz23/03/2023Cidadãos podem realizar serviços da Sefaz-SP remotamente por meio do SIPET21/03/2023Processo de dispensa de entrega da GIA começa em abril para cerca de 100 mil empresas16/03/2023Secretaria da Fazenda avança na simplificação das obrigações tributárias com a eliminação da GIA23/02/2023Secretaria da Fazenda realizará live sobre ITCMD01/11/2022Sefaz-SP facilita o acesso aos serviços digitais do SIPET por autenticação Gov.Br23/03/2022Sistemas inteligentes do Governo de SP facilitam pagamento de impostos02/07/2021Receitas e tributos da Sefaz-SP podem ser pagos via Pix21/10/2020Secretaria da Fazenda e Planejamento amplia atendimento remoto ao contribuinte no SIPET12/05/2020Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico (...) « prevnext » Links ÚteisIPVANota Fiscal PaulistaGuia do Usuário mais serviços Localize nossas Unidades Clique no mapa abaixo para visualizar as diversas Unidades de Atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo Pesquisa de Satisfação Responder