Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksInício > Serviços > DIPAM

DIPAM - Declaração para o Índice de Participação dos Municípios (IPM)

 

O principal componente utilizado para o índice de participação dos municípios é o Valor Adicionado (VA), que é extraído das seguintes declarações:

  • GIAs, dos contribuintes do Regime Periódico de Apuração (RPA), nas fichas "Lançamentos de CFOP" e "Declaração para a DIPAM B"). Importante salientar que os dados são extraídos mensalmente, sem necessidade de declaração anual e que a ficha da DIPAM B somente deve ser preenchida se houver operações que a justifiquem, previstas no Manual da DIPAM.

  • PGDAS (mensais) e DEFIS (anual) dos contribuintes do Regime Simplificado de Apuração (Simples Nacional). No caso da DEFIS, somente devem preencher os campos equivalentes aos códigos DIPAM se ocorreram operações previstas no Manual da DIPAM que o justifiquem. 

  • DIPAM-A dos produtores agropecuários paulistas (regime Pessoa Física, mesmo possuindo CNPJ): vendas e saídas indicadas no Manual da DIPAM com destino a outro produtor agropecuário paulista, outros Estados, não contribuintes ou para o Exterior. Importante: não informar vendas/saídas para contribuintes paulistas enquadrados nos regimes RPA ou Simples Nacional.

Importante: Para os contribuintes do RPA ou Simples que não são transportadoras, empresas de energia ou comunicação ou adquiram mercadorias de produtores agropecuários paulistas, dificilmente haverá necessidade de preenchimento dos códigos DIPAM. A maioria das dúvidas devem ser sanadas com a leitura das páginas 3 a 6 do Manual da DIPAM.

Contato

Endereço: Av. Rangel Pestana, 300 - 11º andar - São Paulo/SP - CEP 01017-911

Telefone: (11) 3243-3546

E-mail: dipam@fazenda.sp.gov.br