Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Consultar documentos fiscais

Esse guia explica como o consumidor pode consultar os documentos fiscais no sistema da NFP.

Informações adicionais:

As informações dos documentos fiscais emitidos pelos contribuintes aos consumidores, com ou sem identificação do CPF/CNPJ, são encaminhadas, periodicamente, à Secretaria da Fazenda por meio de REDF ou conforme regulamentação dos documentos eletrônicos.

Essas informações são recepcionadas pelo sistema e transportadas para a página "Resultado da Consulta de Documentos Fiscais" de cada consumidor. Nele é possível conferir se todos os seus documentos fiscais estão lá registrados ou se há algum lançamento que não seja de sua propriedade. Adicionalmente, no campo – "Situações de Créditos" o consumidor poderá acompanhar a evolução dos status de cálculo e liberação dos créditos. 

Informações

Local

Taxa

​Não há taxa.

Documentos

​Não são necessários documentos, porém o usuário precisa:

  • Ter acesso à internet
  • Usuário e senha no Programa NFP ou certificado digital
  • Acesso ao seu e-mail para consultar detalhes dos documentos fiscais

Procedimentos

Consulta Simples

  1. ​Acessar o ​Sistema da Nota Fiscal Paulista com o perfil "Consumidor"
  2. Acessar o Menu "Consultar" e clicar em "Documentos Fiscais"
  3. Selecionar o Período de Emissão
    1. Atenção! Se por algum motivo o semestre atual ainda não tiver sido inserido no sistema, basta utilizar a Consulta Avançada, conforme explicado logo a seguir neste guia.  
  4. Clicar no quadrado ao lado da frase "Não sou um robô".  Se necessário, fazer as seleções conforme solicitado pelo reCAPTCHA.
  5. Clicar no botão "Consultar"
  6. Você será direcionado para a tela de Resultado da Consulta aos Documentos Fiscais

Consulta Avançada

  1. ​Acessar o ​Sistema da Nota Fiscal Paulista  com o perfil "Consumidor"
  2. Acessar o Menu "Consultar" e clicar em "Documentos Fiscais"
  3. Clicar no botão "Consulta Avançada"
  4. Preencher o período de emissão nos campos de data. E a situação dos documentos e a situação do crédito nos filtros.
  5. Clicar no quadrado ao lado da frase "Não sou um robô".  Se necessário, fazer as seleções conforme solicitado pelo reCAPTCHA.
  6. Clicar no botão "Consultar"
  7. Você será direcionado para a tela de Resultado da Consulta aos Documentos Fiscais


Código de Verificação (para os dois tipos de consulta)

Por motivo de segurança, a SEFAZ colocou uma dupla autenticação na consulta aos detalhes dos documentos fiscais: 
  1. Na tela de Resultado da Consulta aos Documentos Fiscais
  2. Clicar no número do documento fiscal
  3. O sistema mostrará um pop-up solicitando ao consumidor que insira um código. O código é enviado para o e-mail do cadastro do consumidor.
  4. Vá ao seu e-mail para pegar o código
  5. Insira o código no sistema da NFP e clique em "Verificar" 

Caso esteja solicitando o código, mas não estiver recebendo ele:
1) solicitamos verificar se o e-mail cadastrado no sistema está correto; e
2) verificar se os e-mails enviados pelo sistema não estão caindo na caixa de spam ou similar;
3) solicitar o reenvio do e-mail. Aguardar cerca de 3 minutos. E se não chegar o e-mail, tentar novamente.

Atualmente o código é válido por 1 hora(s) e o preenchimento com sucesso libera o acesso aos detalhes dos documentos por 24 hora(s).

Das "Situações de Créditos"

A Calcular: esse status indica que os créditos da Nota Fiscal Paulista ainda não foram calculados. O valor do crédito de cada documento fiscal é disponibilizado até o quarto mês subsequente de sua emissão. 

Calculado: os valores dos créditos da Nota Fiscal Paulista foram calculados e estão apresentados na coluna de "Créditos".

Bloqueado: ocorre quando o crédito referente ao Documento Fiscal do consumidor não é liberado devido à suspeita de fraude durante o cálculo da Nota Fiscal Paulista.  Para saber como solicitar desbloqueio desses créditos, consulte o guia do usuário: Guia-Desbloqueio-do-Uso-de-Creditos.aspx

Liberado: os valores apresentados na coluna de "Créditos" foram calculados e liberados para uso do consumidor.  Atualmente a liberação é mensal.

O que fazer caso:

  1. De falta de registro: Guia-Reclamacoes-Consumidor.aspx
  2. Não reconhecimento de Documento Fiscal: Guia-rejeitar-documentos.aspx

Tempo aproximado de conclusão do serviço