Você está em: Início > Serviços > NFP – Nota Fiscal Paulista > Rejeição de documentos fiscais Hidden Rejeição de documentos fiscais Rejeição de documentos fiscais Como o consumidor/ destinatário rejeita documentos fiscais na NFP Procedimento para que a pessoa indicada como consumidora ou destinatária possa rejeitar documentos fiscais quando não reconhecer como sua a operação registrada por aquele documento. Informações Local Conteúdo da seção Local HTMLSistema da Nota Fiscal PaulistaO consumidor que não possui acesso a computadores com internet, poderá dirigir-se ao posto do Acessa São Paulo mais próximo, que oferece acesso gratuito à internet. Taxa Conteúdo da seção Taxa HTMLNão há taxa. Documentos Conteúdo da seção Documentos HTMLPara realizar o procedimento é necessário:* Acesso à internet.* Usuário e senha da Nota Fiscal Paulista (obtido pelo Cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista) ou certificado digital Procedimentos Conteúdo da seção Procedimentos HTML1) Acessar a página inicial do Sistema da Sistema da Nota Fiscal Paulista;2) Selecionar a opção "Consumidor" > o sistema mostrará as opções "Informar CPF ou CNPJ" e "Acesso via certificado digital": a) Se o acesso for feito informando o CPF ou CNPJ, preencher os campos "CPF/CNPJ (*):" e "Senha (*):" com os dados do cadastro da Nota Fiscal Paulista e clicar em "Acessar";b) Se o acesso for feito utilizando certificado digital, com o certificado digital disponível para ser acessado pelo computador, clicar na imagem abaixo do texto "Acesso via certificado digital:" e digitar o pin;3) Na tela após o login, colocar o ponteiro do mouse sobre o menu "Consultar" e clicar em "Documentos Fiscais";4) Na tela exibida pelo Sistema, selecionar o Período de Emissão, clicando no círculo branco ao lado do período, por exemplo: "2º Semestre de 2018";5) Clicar em "Consultar";6) Na tela com o Resultado da Consulta de Documentos Fiscais, clicar em “Rejeição de documentos”;7) Após o sistema carregar os documentos, clicar em “Rejeitar” na linha do documento que deseja rejeitar;8) O sistema mostrará a mensagem: “Você selecionou a opção que indica o não reconhecimento de um documento fiscal em seu nome. Caso confirme essa operação, este documento não conterá mais o seu CPF ou CNPJ, sendo retirado do seu extrato eventual crédito decorrente desse documento. Uma vez confirmada, essa operação não poderá ser desfeita. Deseja confirmar a operação?”9) Ler com atenção a mensagem;10) Caso realmente deseje rejeitar o documento, clicar em “OK”. Caso não queira rejeitar o documento, clicar em “Cancelar” e o sistema voltará à tela anterior sem realizar nenhuma ação: a) Se o consumidor clicar em “Ok”, o sistema irá mostrar a mensagem “Confirma que não realizou essa compra?”. Se realmente não tiver realizado a compra, clique em “OK”, caso contrário, clique em “Cancelar” e o sistema voltará à tela anterior sem realizar nenhuma ação. b) Se o usuário clicar em Ok, o sistema mostrará a mensagem "Documento Rejeitado com sucesso (Pressione ESC para fechar mensagem)". Clique em "Ok" para finalizar o procedimento.Importante: conforme § 4º do Artigo 15 da Resolução SF 80 de 04/07/2018, os documentos podem ser rejeitados pelo próprio consumidor até o último dia do segundo mês subsequente àquele em que ocorreu a emissão do documento fiscal relativo à aquisição. Tempo aproximado de conclusão do serviço Conteúdo OPCIONAL da seção Tempo aproximado de conclusão do serviço HTML mais serviços Localize nossas Unidades Clique no mapa abaixo para visualizar as diversas Unidades de Atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo Pesquisa de Satisfação Responder