​​​

A Secretaria da Fazenda participa nesta quinta-feira, 30/3, de uma operação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Polícia Militar com o objetivo de apurar denúncia sobre armazenagem irregular de metanol em estabelecimentos localizados em São Bernardo do Campo.

 

Uma equipe de 12 agentes fiscais da Delegacia Regional Tributária do ABCD realiza verificações em duas empresas do município que são suspeitas de estocarem clandestinamente a substância. Apesar de notas fiscais indicarem como destinatário um contribuinte do estado do Tocantins, o metanol estaria sendo desviado para um depósito em São Bernardo do Campo e também estaria sofrendo adulteração, sendo misturado a álcool hidratado.

 

Enquanto os agentes da ANP realizarão a coleta e análise de material porventura encontrado no local, os fiscais da Secretaria da Fazenda farão a apreensão de documentos em meio físico e digital. Com a extração de dados de computadores e o diagnóstico de todas as informações será possível comprovar a suposta fraude.

 

De acordo com as normas da ANP, a adição de metanol em qualquer tipo de combustível acima de 1% em volume é proibida devido ao seu alto teor de toxidade. O metanol pode provocar a cegueira e até mesmo a morte caso o seu manuseio não seja feito com a devida proteção.