​Por meio da Secretaria Estadual da Fazenda, o Governo de São Paulo assinou convênios com três diferentes órgãos da Prefeitura Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (10).

"Essa sinergia é extremamente importante, porque a gente consegue fazer mais, fazer melhor, com menos recursos e em benefício da população", destacou o governador Geraldo Alckmin. "A possibilidade é enorme. Podemos ir para a próxima reunião, em julho, e ter uma pauta ainda maior, envolvendo outras áreas dos governos para que possamos avançar ainda mais", completou.

"Este trabalho entre o Estado e a Prefeitura vai permitir usarmos as câmeras municipais para monitorar os veículos que circulam na capital com placas de outras cidades para arrecadar o IPVA de forma justa. Nos outros dois convênios o objetivo é a troca de experiências bem-sucedidas e que podem ser replicadas", destaca o secretário estadual da Fazenda, Helcio Tokeshi.

O primeiro trata de parceria com a Secretaria de Fazenda do Município para combater a simulação de domicilio fiscal relacionada ao IPVA, principalmente de veículos licenciados em outros estados cujos proprietários residem ou exerçam suas atividades profissionais na Capital. Por meio do cruzamento de informações dos radares municipais com diversas bases de dados, espera-se combater a sonegação fiscal e aumentar a receita do IPVA que deveria ter sido recolhida para o Estado de São Paulo.

A segunda parceria, com a Secretaria de Gestão do Município, está relacionada à troca de experiências e desenvolvimento conjunto de soluções na área de compras, incluindo Bolsa Eletrônica de Compras – BEC, Estudos Técnicos de Serviços Terceirizados – CADTERC e compartilhamento e/ou desenvolvimento conjunto de sistemas. Por meio desse Convênio, as áreas técnicas poderão trocar livremente informações, experiências e trabalharem em conjunto para solução de problemas comuns, como desenvolvimento de sistemas relacionado à gestão de contratos.

Já o terceiro trata de parceria com a Controladoria Geral do Município. A entidade  cederá à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo o sistema utilizado pela prefeitura para recepcionar e controlar a situação e evolução patrimonial dos servidores (SISPATRI). Assim, ao invés de desenvolver uma nova solução de TI para o mesmo fim, a Secretaria de Fazenda absorverá gratuitamente o sistema existente na Prefeitura, resultando em economia de recursos e conferindo rapidez à sua implementação.

Além da assinatura desses três convênios que evidenciam a efetiva aproximação institucional entre os dois entes, ainda há em andamento discussões conjuntas na área de estruturação de fundos imobiliários, implantação de processo eletrônico e previdência complementar. Essas discussões podem resultar em novas parcerias que irão promover economias de recursos, maior qualidade dos serviços e celeridade na implantação de soluções.​