Como parte das atividades relacionadas ao Dia Internacional contra a Corrupção, a Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp) promove nesta segunda-feira, 10/12, nas unidades regionais da Secretaria da Fazenda do interior, a distribuição de folhetos com informações sobre Educação Fiscal e combate à corrupção.


A diretora do Centro de Educação Fiscal da Fazesp, Magda Wajcberg, ressalta a importância da ação, "a corrupção é um dos problemas mais graves do nosso país. Entre criticar ação de políticos e sair do discurso para a prática existe uma distância considerável, e é exatamente essa distância que precisamos diminuir. É preciso atuar no combate à corrupção nas ações do dia a dia. Para isso, basta que cada cidadão tome consciência daquilo que é certo e errado, e siga pelo melhor caminho. Mostraremos exemplos simples do cotidiano, que auxiliarão a sociedade no combate à corrupção. E a educação fiscal é fundamental para revisão dessas práticas irregulares que estão entranhadas na cultura do povo brasileiro".


Comemorada no dia 9 de dezembro, a data é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida, em 2003.


Pela Convenção, o combate à corrupção abrange quatro aspectos principais: a prevenção, a criminalização, a cooperação internacional e a recuperação de ativos. Ainda assim, o enfrentamento às más práticas ocorre nas ações do dia a dia.


Dessa forma, a ação da Escola Fazendária pretende disseminar entre a população importantes conceitos sobre a Educação Fiscal como exercício de cidadania e a consciência de que o controle popular sobre os gastos públicos é uma ferramenta fundamental para o combate à corrupção.