​​

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), por meio do Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe-SP), lança nesta terça-feira (7) uma série de vídeos tutoriais com todos os assuntos relacionados ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). 

A ação é coordenada pelo Centro de Educação Fiscal (CEF) da Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp) em parceria com a Unidade Gestora Centralizada do ITCMD (UGC-ITCMD). O objetivo é auxiliar todos os cidadãos que precisam entender o que é o imposto, quando ele é devido e o que é preciso fazer para estar em conformidade com as exigências do Fisco.

Integrante do programa “Gefe Explica”, essa série de vídeos está disponível no canal da Egesp no Youtube.São dezenas de vídeos, teóricos e práticos, explicando cada conceito com detalhes e ensinando como declarar o ITCMD, como realizar o pagamento ou solicitar parcelamentos online, além de dar orientações àqueles que, eventualmente, tenham recebido algum tipo de cobrança do imposto.

“Todo cidadão que assistir aos tutoriais será capaz de resolver qualquer problema relacionado ao ITCMD pela internet, de maneira remota, sem a necessidade de se dirigir a um Posto Fiscal para buscar atendimento presencial", ​​​​ressalta Leonardo Balthar, delegado Regional Tributário Especializado do ITCMD.​

​Os vídeos serão atualizados a cada alteração do sistema ou da legislação e outros temas serão incluídos objetivando a construção de um repositório completo e atualizado sobre todos os assuntos relacionados ao imposto. Além dos temas abordados, os cidadãos também podem enviar sugestões de temas, caso não encontrem o que procuram nos vídeos. Basta enviar uma mensagem para itcmd_tutoriais@fazenda.sp.gov.br.

Confira o vídeo de lançamento!

 


Siga a Sefaz nas redes sociais​