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Cadastro Pessoa Física

Como se cadastrar como Pessoa Física

ATENÇÃO: Para cadastrar um Pessoa Jurídica, acesse o guia do usuário do Cadastro de Pessoa Jurídica. Para cadastrar uma entidade, consulte o guia do usuário do Cadastro de Entidade Social.

O cadastro no Programa é condição necessária para a utilização dos créditos e para a participação nos sorteios mensais.

Informações

Local

O cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista é feito EXCLUSIVAMENTE pela internet  no site da Nota Fiscal Paulista.

Se você não possui acesso a computadores com internet, dirija-se ao posto do Acessa São Paulo mais próximo, que oferece acesso gratuito à internet.

Taxa

​Não há cobrança de taxa. 

Documentos

Para efetuar o cadastro pela internet não é necessário apresentar nenhum documento, porém, o consumidor precisa informar no sistema, no mínimo, os seguintes dados:

  • CPF

  • Data de Nascimento  conforme consta na Receita Federal 

  • Nome Completo da Mãe conforme consta na Receita Federal (sem acentos)

  • Nome (se não for encontrado cadastro na Receita Federal)

  • Dados de endereço (conforme consta na Receita Federal)

    • CEP conforme consta na Receita Federal

    • Logradouro

    • Número

    • Bairro

    • UF

    • Município

  • Contatos

    • Telefone Residencial

  • E-mail (para receber mensagens da Secretaria da Fazenda e para cadastrar nova senha em caso de esquecimento)

  • Frase de segurança (Esta frase irá aparecer nos e-mails enviados pelo programa da Nota Fiscal Paulista para garantir sua autenticidade.)

  • Senha (para que possa acessar o sistema no futuro.)

Em alguns casos podem ser solicitadas informações complementares como, por exemplo, o RENAVAM do veículo cadastrado no CPF do consumidor. O RENAVAM pode ser de um veículo atual ou que um dia tenha sido de sua propriedade.

Procedimentos

Saiba antes de iniciar o cadastro:

Durante o procedimento de cadastro, você visualiza o TERMÔMETRO DE CONFIABILIDADE DO SEU CADASTRO no topo superior direito da tela:

Imagem do termômetro de confiabilidade

O sistema faz a verificação dos dados informados durante o cadastro com os dados da Receita Federal do Brasil e em alguns casos (como no caso do RENAVAM) com os dados constantes nas bases de dados da SEFAZ.

Se você não tem certeza de como os dados constam na Receita Federal, seguem algumas alternativas:

Se não for possível prosseguir com nenhuma dessas sugestões, o consumidor pode preencher com os dados atualizados.

Para o cadastro ser finalizado com sucesso, ele deve estar indicando Regular, Bom ou Ótimo, caso contrário a senha será bloqueada (para desbloqueá-la, veja o Guia do Usuário> Desbloqueio de Senha).

Procedimentos para se cadastrar

1. Acesse o Sistema da Nota Fiscal Paulista.

2. Clique em "Cadastro Pessoa Física".

imagem com a tela inicial com a seta para o link de cadastro

3. Preencher os campos: o CPF, Data de Nascimento, e Nome Completo da Mãe sem acento. Para evitar que o cadastro seja bloqueado, os dados devem ser iguais aos constantes na Receita Federal.

tela mostrando a primeira tela do cadastro

4. Clicar no quadrado ao lado da frase "Não sou um robô".  Se necessário, fazer as seleções conforme solicitado pelo reCAPTCHA.

5. Clicar no botão "Avançar".

6. Preencher os dados de Endereço, Contatos, as opções e a senha conforme instruções na tela:

  1. DADOS IMPORTANTES: 

    1. e-mail cadastrado é utilizado para cadastrar nova senha em caso de esquecimento e para envio de avisos importante, por exemplo, se o cadastro for alterado.

    2. O telefone é essencial para a SEFAZ entrar em contato caso você ganhe um prêmio na NFP (para mais informações consulte o guia do usuário sobre como saber se você foi sorteado.)

    3. 3.     Para maior segurança o sistema existe que a senha tenha:

      1. Tamanho mínimo = 8 caracteres;

      2. Pelo menos uma letra maiúscula;

      3. Pelo menos uma letra minúscula;

      4. Pelo menos um número.

Exemplo de tela de cadastro

Observação: 

"Opções Para Desenvolvedores": esta opção deve ser utilizada somente por desenvolvedores de sistemas que tenham interesse em enviar arquivos de teste no formato das Portarias CAT 52/07, CAT 85/07 e 102/07. Esta opção não deve ser utilizada por consumidores em geral.  

7. Clique no botão "Avançar"

8. Dependendo da disponibilidade de informações para aumentar a confiabilidade das informações e da quantidade de informações informadas conforme os cadastros da Receita Federal e da SEFAZ. Existem algumas possibilidades, entre elas:

a) Sucesso

i. O sistema mostrará a informação:

"Seu cadastro foi criado com sucesso. Para ter acesso a todas as funcionalidades do sistema você terá que solicitar a transferência dos créditos para uma conta corrente ou poupança de sua titularidade e aguardar a confirmação de depósito. Para acessar o sistema da Nota Fiscal Paulista clique aqui."

ii.  Basta acessar o sistema com o seu CPF e senha. 


b) O termômetro de confiabilidade ainda não atingiu o nível mínimo necessário, mas é possível reinserir as informações para tentar de novo

i. O sistema mostra a tela solicitando "Aumente a confiabilidade de seu cadastro". 

ii. Preencha os dados e clique no botão "Avançar"

iii. Caso o termômetro ainda estiver no vermelho, o sistema apresentará a mensagem:

"Você precisa ter um cadastro mais completo para ter maior facilidade no uso do site.

Você ainda possui x chances de inserir as informações corretas. Após estas chances, caso queira continuar o cadastro, sua senha será bloqueada e só poderá ser liberada junto à Secretaria da Fazenda ou Procon.

Para tentar novamente clique em "Voltar" e altere seus dados. Para gerar a senha bloqueada clique em "Confirma bloqueio"."

iv. Clique em "Voltar" para tentar novamente com outros dados, ou clique em "Confirma Bloqueio" caso aceite que a senha seja bloqueada. 

v. O sistema mostrará a informação:

"Sua senha foi bloqueada.

Para efetuar o desbloqueio da senha, você deverá imprimir o “Requerimento de desbloqueio de senha”, assiná-lo e encaminhá-lo conforme instruções nele impressas.

Para imprimir o requerimento clique aqui ."

vi. Você pode imprimir o requerimento clicando no "aqui" da mensagem ou na sessão de downloads deste portal.  Para saber como realizar o desbloqueio consulte Guia do Usuário> Desbloqueio de Senha


c) Não há informações para confirmar os dados

i. O Sistema informa "No momento não existem informações disponíveis para aumentar a confiabilidade do seu cadastro."

ii. Clique em "Avançar"

iii. O sistema informará:

"ATENÇÃO!

Seu Termômetro de confiabilidade está no VERMELHO. As informações fornecidas para preenchimento do seu cadastro são insuficientes, seu cadastro será criado como bloqueado.

Clique em confirmar para gravar seu cadastro no site da Nota Fiscal Paulista.

Para prosseguir clique em “Confirmar senha bloqueada” e siga as instruções na próxima tela."

iv. Clique em "Confirmar senha bloqueada"

v. Clique em "Ok" para prosseguir.

vi. O sistema mostrará a mensagem:

"Sua senha foi bloqueada.

Para efetuar o desbloqueio da senha, você deverá imprimir o “Requerimento de desbloqueio de senha”, assiná-lo e encaminhá-lo conforme instruções nele impressas.

Para imprimir o requerimento clique aqui ."

vii. Você pode imprimir o requerimento clicando no "aqui" da mensagem ou na sessão de downloads deste portal.  Para saber como realizar o desbloqueio consulte Guia do Usuário> Desbloqueio de Senha


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Para ter direito ao crédito não é necessário se cadastrar previamente no programa: basta informar o seu CPF ou CNPJ ao estabelecimento comercial no ato da compra.

Os créditos vão se acumulando e o cadastro pode ser feito posteriormente.

Mas não demore: você só começa a concorrer aos prêmios mensais em dinheiro quando completa seu cadastro e manifesta sua concordância com o Regulamento do Sorteio. Não perca esta oportunidade!

Tempo aproximado de conclusão do serviço

O procedimento é realizado pelo próprio interessado, e leva poucos minutos para ser concluído.