A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) lança oficialmente na próxima quinta-feira (23) o CriaSP, laboratório que tem o objetivo de desenvolver, fomentar e disseminar a cultura de inovação no âmbito do Estado de São Paulo. 

Vinculado à Escola de Governo (Egesp), o CriaSP pretende estimular os servidores públicos a trabalharem problemas complexos e construírem soluções colaborativas, com foco na geração de valor e na experiência do cidadão. Por meio de workshops físicos ou virtuais, o laboratório trabalhará prioritariamente com metodologias focadas para redesenhar serviços e processos, como design thinking, visualização de dados, políticas públicas baseadas em evidência, métodos ágeis e design centrado no ser humano. 

Essa metodologia já será vista no evento de lançamento do CriaSP em 23/6. Com o nome "Criando juntos: como melhorar a experiência do cidadão na interação com o Estado", o evento contará com uma palestra da professora e pesquisadora Gabriela Spanghero Lotta, da Fundação Getulio Vargas (FGV), que pretende discutir sobre a compreensão e gerenciamento da inovação a partir da entrega dos serviços. A partir de um bate-papo de como a inovação acontece nos encontros cotidianos entre usuários e prestadores de serviços, os convidados serão instados a refletir como promover uma inovação na ponta que gere melhor qualidade e inclusão nos serviços públicos. 

O evento continuará na semana seguinte, em 28/6, com uma série de palestras e debates que pretendem estimular uma cultura de mudanças que promovam a percepção de melhoria nos serviços prestados ao cidadão. Durante três horas e meia de programação, especialistas e profissionais renomados irão abordar temas como Design Thinking no serviço público e utilização de Linguagem Simples, além da apresentação de experiência do laboratório de inovação da Prefeitura de São Paulo e do próprio CriaSP. 

Toda a programação ocorrerá de maneira virtual e é aberta ao público em geral. Para acompanhar, basta acessar o canal da Egesp no Youtube. Confira abaixo os detalhes:


Criando juntos: como melhorar a experiência
do cidadão na interação com o Estado

 

Dia 23/06/22 – a partir das 15h

Tema 01 - Inovação no Cotidiano dos Serviços Públicos

Objetivo: Discussão sobre a compreensão e gerenciamento da inovação a partir da entrega dos serviços. A partir de uma discussão de como a inovação acontece nos encontros cotidianos entre usuários e prestadores de serviços, discutiremos como promover uma inovação na ponta que gere melhor qualidade e inclusão nos serviços públicos. 

 

Dia 28/06/22 – a partir das 9h

Tema 02 - O que o Design Thinking está fazendo pelo Serviço Público?

Objetivo: A popularidade do Design Thinking no setor público é especialmente interessante pois seus fundamentos mais conhecidos são diametricamente opostos à comportamentos frequentemente associados ao setor público. Porém, é inegável que sua adoção no setor público tem ajudado na transformação, ainda que lenta, do comportamento das organizações públicas.

Tema 03 - Linguagem Simples: a facilitação na comunicação com o usuário

Objetivo: Simplificar o entendimento pode parecer algo que sempre esteve intrínseco. Facilitar a compreensão e consumo de textos por parte do leitor/cidadão é uma das missões da linguagem simples.

Tema 04 - Apresentação dos Cases do CriaSP: linguagem simples, site da Egesp e outros

Objetivo: Apresentar os cases de Linguagem Simples, Site da Egesp para o público da Sefaz e do Estado para fomentar o trabalho do CriaSP.

Tema 05 - O 011 lab: as experiências do laboratório da Prefeitura de São Paulo

Objetivo: O setor público tem o desafio de implementar mudanças rápidas e constantes e aproximar os serviços dos usuários, tornando-os mais inteligentes.