​A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) suspendeu a inscrição estadual de 3.712 contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por inatividade presumida. As notificações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17).  

 

A suspensão ocorreu pela omissão consecutiva na entrega de Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIA) nos meses de junho, julho e agosto de 2022. A relação dos contribuintes suspensos pode ser consultada na página do Cadesp, clicando em Mais Informações > Cassação. A relação publicada no DO pode ser conferida aqui 

 

Com o objetivo de manter o cadastro de contribuintes atualizado e confiável, a Sefaz-SP continua rotineiramente efetuando a suspensão de contribuintes por inatividade presumida, em decorrência da falta de cumprimento das obrigações acessórias e do recolhimento do imposto, inclusive para evitar que as inscrições estaduais possam ser utilizadas de forma fraudulenta. 

 

O contribuinte que desejar restabelecer a eficácia da inscrição tem prazo de 60 dias, contado a partir da data de publicação em Diário Oficial, para apresentar no Posto Fiscal Eletrônico (PFE) as declarações omissas, sob pena de cassação da eficácia de sua inscrição estadual, conforme prevê a Portaria CAT 95/06.  

 

O restabelecimento da eficácia da inscrição será automático para o contribuinte que entregar as GIAs, sem a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento, caso o cumprimento das obrigações acessórias mencionadas ocorra dentro do prazo de 60 dias.   

 

Não foram suspensos os contribuintes omissos de GIA que efetuaram o recolhimento do imposto, ou emitiram a NF-e (Modelo 55) ou entregaram os arquivos da EFD – Escrituração Fiscal Digital, do Sintegra ou do REDF (Registro Eletrônico de Documentos Digitais). Entretanto, esses contribuintes continuam sujeitos às penalidades previstas em regulamento devido à falta do cumprimento das obrigações acessórias. 

 

Confira o número de suspensões por região 

 

Delegacia Regional Tributária 

Contribuintes com inscrição suspensa por inatividade presumida 

DRTC-I (São Paulo) 

737 

DRTC-II (São Paulo) 

323 

DRTC-III (São Paulo) 

569 

DRT-2 (Litoral) 

197 

DRT-3 (Vale do Paraíba) 

154 

DRT-4 (Sorocaba) 

119 

DRT-5 (Campinas) 

224 

DRT-6 (Ribeirão Preto) 

185 

DRT-7 (Bauru) 

88 

DRT-8 (São José do Rio Preto) 

72 

DRT-9 (Araçatuba) 

58 

DRT-10 (Presidente Prudente) 

50 

DRT-11 (Marília) 

54 

DRT-12 (ABCD) 

128 

DRT-13 (Guarulhos) 

215 

DRT-14 (Osasco) 

348 

DRT-15 (Araraquara) 

56 

DRT-16 (Jundiaí) 

135 

Total 

3712 


 

Siga a Sefaz nas redes sociais: 

Twitter: sefaz_sp 
Instagram: sefaz_sp 
Facebook: sefazsp 
Linkedin: sefazsp 
Flickr:sefazsp 

SoundCloud: sefazsp