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Atualização do SAT

Por que e como atualizar o Software Básico do SAT

​A atualização do Software Básico do SAT é necessária para corrigir problemas e atualizar o funcionamento do SAT de acordo com a legislação. Deve ser feita sempre que nova versão desenvolvida pelo fabricante do equipamento for disponibilizada pela Sefaz, e é obrigação do contribuinte conforme artigo 9º  da Portaria CAT-147 de 05/11/2012. O contribuinte deve observar os prazos de vigência das versões de leiaute e da vigência de uso da versão do Software Básico.

Informações

Local

​Via internet

Taxa

​Não há.

Documentos

.

Procedimentos

​Resumidamente os procedimentos de atualização são:

  • Envio de Avisos: A Sefaz envia aviso antecipadamente, informando a necessidade de atualizar o Software Básico do SAT e o prazo para que a atualização seja realizada por iniciativa do contribuinte. Os avisos são enviados:

    • via Domicilio Eletrônico do Contribuinte (DEC), para os contribuintes credenciados no DEC;

    • ao próprio equipamento SAT, o qual deve ser exibido no Aplicativo Comercial (AC) no ponto de venda;

  • Prazo para atualização pelo contribuinte: Durante o prazo informado nos avisos, o contribuinte terá a oportunidade de fazer a atualização em horário mais conveniente. Para tanto deve manter  o SAT com acesso à Internet e acionar, por meio do Aplicativo Comercial ou Software de Ativação, a função de atualização do Software Básico.

  • Atualização de ofício pela SEFAZ (Se o contribuinte não atualizar o Software Básico): Decorrido o prazo informado no aviso, caso o SAT não tenha sido atualizado, a Sefaz efetuará a atualização remota do Software Básico, independente de permissão do contribuinte.

Observações importantes:

Durante a atualização, o SAT fica bloqueado para realização de vendas e cancelamentos. Por isso a atualização comandada pelo próprio contribuinte é mais conveniente, assim pode ser feita no melhor momento. Caso não ocorra dentro do prazo, a atualização remota comandada pela Sefaz ocorrerá em horário fora do controle do contribuinte. A princípio, a Sefaz planeja comandar estas atualizações a partir das 7:00 da manhã; o SAT receberá e executará a atualização na primeira comunicação com a Sefaz a partir de então.

O Aplicativo Comercial deve obrigatoriamente exibir avisos enviados pela Sefaz ao equipamento SAT.

Passos básicos para atualização voluntária:

  • Verifique o modelo e versão do SAT pela consulta Visualizar equipamento SAT (veja o guia:  Visualização do equipamento SAT)

  • Verifique na consulta de modelos e versões se esse modelo de SAT possui uma versão mais nova.

  • Se houver uma versão mais nova, verifique qual a versão do leiaute dessa nova versão.

  • Se for uma versão de leiaute mais nova ou diferente da versão que está sendo utilizado para gerar os CF-e-SAT do seu estabelecimento, verifique com o desenvolvedor do Aplicativo Comercial se o seu Aplicativo Comercial suporta trabalhar com o novo leiaute.

    • Para verificar qual o leiaute utilize a consulte de lotes (passo a passo aqui) , após fazer a pesquisa de um lote recente:

      • Clique no número do recibo de um lote,

      • Clique no identificador de um CF-e;

      • Na aba "CF-e" (o sistema já abre nessa aba) verifique no grupo "Emissão" o dado após "Versão XML", essa é versão no qual o CF-e foi gerado.

  • Caso o Aplicativo Comercial trabalhe com a versão nova, em horário conveniente para o contribuinte (horário em que não seja necessário utilizar o SAT):

    • Certifique-se que o SAT não possui lote de cupons com resultado de processamento "Com Exceção", "para processamento" ou "em processamento". Nesse caso, sugerimos enviar mensagem pelo fale conosco e reportar o erro antes de atualizar.

    • as informações de LISTA_INICIAL e LISTA_FINAL, do resultado da Consulta Status Operacional, encontram-se "zeradas"(00000000000000000000000000000000000000000000), ou o led indicador de cupons CF-e-SAT na memória encontra-se apagado;

    • Conecte o SAT à internet e o certifique-se de que não existem restrições quanto à porta TCP 443 e UDP 123;

    • Através do software de Ativação (disponibilizado pelo fabricante do SAT) ou pelo Aplicativo Comercial (se este tiver essa funcionalidade) solicite a atualização do Software Básico. O Software de Ativação deve conter instruções básicas de como fazer esse procedimento. Sugerimos procurar por um botão com o nome "Atualizar Software Básico" ou "Atualizar Firmware".

    • Aguarde até o SAT terminar todos os procedimentos. Essa operação pode demorar alguns minutos. 

    • É possível verificar a situação do SAT após os procedimentos, consultando os logs do equipamento SAT. Para mais informações sobre essa funcionalidade, consulte o manual do SAT.

    • Se necessitar de instruções específicas, sugerimos entrar em contato com o desenvolvedor do Aplicativo Comercial ou com o fabricante.

    • Observação: caso o estabelecimento possua mais de um SAT, sugerimos atualizar parte dos SATs em um dia e o restante em outro.

Tempo aproximado de conclusão do serviço