​No primeiro episódio do Sefaz Conecta de 2024,  estreando a oitava temporada, o secretário da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, recebe o economista Marcos Lisboa, atual diretor-presidente do Insper, para um bate-papo informal sobre assuntos que impactam diretamente a vida do povo brasileiro, em especial da população do estado de São Paulo. 

“Quando pedem minha opinião ou conselho de minha área, eu respondo de maneira dura, clara e direta. Afinal, esse é meu jeito de ser”, diz o professor que foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE), de 2003 a 2005.  

​No começo da conversa, Lisboa aborda o boom do agronegócio brasileiro, quando esteve em Brasília, e explica que os investimentos em tecnologia e mão de obra especializada ajudaram a alavancar esse mercado, que cresce cerca de 3% ao ano na atualidade. “O agronegócio está chegando ao sul do Maranhão, ao Tocantins, ao Piauí e à Bahia, o que antes era impensável”, observa. Ainda sobre tecnologia na agricultura, o ex-titular da SPE diz que esse tipo de investimento fez evoluir a produção de soja, milho e outros culturas, o que deu mais rentabilidade para os produtores, além de melhorar o salário e vida da população, sem falar que o preço dos alimentos caiu. 

O economista também comenta o caso de sucesso do Porto Digital do Recife, cujo investimentos e incentivos do governo transformaram a região, hoje cobiçada por várias empresas que querem se instalar na região.

“É preciso entender inovação. Você não sabe o que vai dar certo, porque que na maioria das vezes pode dar errado”, diz. 

De acordo com ele, o potencial de São Paulo passa por gente bem formada, que conhece a fronteira do conhecimento e interage com o resto do mundo. Lisboa acredita ainda na revitalização do centro antigo da capital paulista, com investimento público e ganhos para toda a sociedade. 

Dizendo ter muito respeito e profunda admiração pela política pública, ressalta que o grande objetivo sempre deve ser melhorar a vida do povo brasileiro. “A política pública deve começar, respondendo e solucionando, os problemas que afetam a vida das pessoas no seu cotidiano. Esse é o propósito”. 

Perto de completar 60 anos, o carioca é mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e sente-se encantando pela cidade de São Paulo, com seus bairros cheios de histórias e muitos protagonistas. “O bacana da cidade é a diversidade, poder andar pela Avenida Paulista aos domingos, passear pelos casarões dos Campos Elísios e encontrar gente bacana em qualquer lugar”. 

Afinal, diz ele, o “o Brasil já teve muitos fracassos, mas o seu maior mérito é ter a diversidade”. 

Depois de comentar a sua trajetória nos Estados Unidos, onde conseguiu o título de Ph.D. em Economia pela Universidade da Pensilvânia e foi professor da Universidade de Stanford, Lisboa fala de sua passagem pelo governo brasileiro. “Na SPE tive a sorte de encontrar pessoas e técnicos com disposição para o diálogo e com vontade de ajudar o país. Apesar das nossas divergências, o clima era de harmonia e muito respeito”, comemora. 

O bate-papo entre os economistas Samuel Kinoshita e Marcos Lisboa está imperdível. Confira! ​