A Secretaria da Fazenda e Planejamento realiza, entre hoje (7) e amanhã (8), a campanha de doação de sangue “O seu tipo importa!”, que mobiliza os servidores para ajudar a arrecadar bolsas de todos os tipos sanguíneos. A campanha é realizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) em parceria com a Fundação Pró-Sangue.

Já neste primeiro dia, a ação conseguiu reunir um grande número de fazendários e alertar sobre a importância da doação de sangue, uma vez que os estoques estão baixos em todo o Estado. Fazer a doação é essencial: cada pessoa que doa ajuda a salvar até quatro vidas. 

Para Ana Paula Forli, diretora do NQV, o primeiro dia da campanha foi bastante especial. “As pessoas saíram muito alegres por poder doar sangue. O NQV agradece a adesão e empenho de cada um que despendeu de seu tempo para realizar um gesto de doação”, ressaltou.

Os servidores que estão nos postos fiscais e unidades regionais mais distantes da capital, a doação pode ser feita nos hemocentros mais próximos. 

A ação tem o objetivo de sensibilizar os fazendários sobre a importância da doação de sangue e, com a adesão dos servidores, aumentar os estoques de todo o Estado. Na capital, a instituição responsável por essa coleta é a Fundação Pró-Sangue que, além de ser a principal rede de coleta de sangue do território paulista, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina, posição no ranking que não a impediu de ser impactada pela diminuição do estoque, chegando a níveis críticos.

A carência de voluntários para doação de sangue é grande e com a pandemia o número diminuiu ainda mais. Sendo assim, a adesão dos fazendários foi decisiva para a realização desta campanha, destaca Maurício Barutti, diretor do Departamento de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas. “Ter o apoio dos fazendários nessa campanha é muito gratificante, estamos satisfeitos porque esse foi um esforço coletivo”, completa.

A médica da Fundação Pró-Sangue, Dra. Débora Toshie Hamasaki comenta a importância desse tipo de campanha: "Ações de incentivo à doação de sangue são decisivas para manutenção das reservas. Afinal, a Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, precisa coletar cerca de 10 mil bolsas por mês, que é o volume mínimo para manter os estoques em nível adequado para suprir toda essa demanda”, destaca Hamasaki.

Todos os tipos sanguíneos são importantes e necessários, mas os estoques de sangue O- e O+ estão em situação emergencial, e os tipo A- e B-, em estado crítico na Fundação Pró-Sangue.

Serviço


Siga a Sefaz nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sefaz_sp
Facebook: https://www.facebook.com/sefazsp
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sefazsp
Flickr: https://www.flickr.com/photos/sefazsp/albums