​​​​O terceiro dia do Gefin segue à todo vapor. O evento desta quinta-feira (21) está sendo realizado na Sala São Paulo, localizado no Complexo Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes, uma histórica estação ferroviária do centro da cidade de São Paulo. A sala é reconhecida por seus concertos instrumentais, apresentações sinfônicas e de câmara. O local foi cuidadosamente escolhido para sediar o encerramento do Gefin, nesta quinta (21) e sexta-feira (22) em referência também à locomotiva do Brasil, que é como o estado de São Paulo é reconhecido. 

O subsecretário adjunto do Tesouro do Rio Grande do Sul e presidente do Gefin, Elói Astir Stertz, abriu a plenária agradecendo a equipe paulista pela acolhida e receptividade excelente aos participantes dos demais estados. "Temos bastante trabalho pela frente e o Gefin nos permite uma troca de ideias que deve ser valorizada. Cada pequena vitória deve ser comemorada", disse. 


Em seguida, o subsecretário do Tesouro Paulista, Nerylson Lima da Silva, agradeceu a confiança depositada em São Paulo pelos representantes dos demais estados presentes. "São Paulo é um estado de todos. Todas as etnias, crenças e culturas estão aqui. O Gefin é uma oportunidade a todos nós, representantes estaduais. Precisamos pensar em maneiras de contribuir com os nossos estados e ter uma participação ativa junto aos entes federativos", salientou. Ele também agradeceu aos patrocinadores e ao secretário da Fazenda de São Paulo, Samuel Kinoshita, por oferecer todos os insumos necessários para realização da 79° edição. 

A Secretária de Cultura, Marília Marton, também fez uma visita ao Gefin e compartilhou com os participantes a programação cultural do Estado, além de convidar todos para conhecer os equipamentos culturais ao redor da estação da Luz, como o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca. 

O evento já registra recorde de público presente, com 170 representantes de diferentes regiões do Brasil. Uma das primeiras proposições deste Gefin será replicar nas próximas reuniões (o próximo encontro será em Manaus) a dinâmica do Planejamento Estratégico que foi iniciado em São Paulo por meio do workshop sobre Reforma Tributária.​ 

A programação seguirá ao longo da tarde e terá uma celebração social durante a noite no Museu da Língua Portuguesa, também no centro de São Paulo.​