Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Guia do usuário

Acesso (Login) como Contabilista

​Procedimento para contabilista acessar o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT, via internet.  Importante: o procedimento para o procurador do contabilista é diferente deste.

Informações

Local

Taxa

​Não há taxa.

Documentos

​​Para realizar o procedimento é necessário:

  • Certificado digital da empresa (e-CNPJ) ou do contabilista (e-CPF), A1 ou A3.

  • Estar cadastrado como contabilista de empresas cadastradas no CADESP. Observação: O sistema considera apenas o documento (CNPJ ou CPF) diretamente cadastrado como contabilista da empresa.

  • Possuir acesso à internet;​

Procedimentos

​1) Acessar a página inicial do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT:     ​

2) Selecionar Perfil “Contabilista”.

3) Clicar na imagem “Certificado Digital” e digitando o PIN;

4) Caso o usuário possua mais de um CNPJ, o sistema exibirá os CNPJ de todas as filiais associadas ao CNPJ base do Certificado. Essa tela não será mostrada caso haja apenas um CNPJ.  Selecionar o CNPJ com o qual deseja trabalhar. Caso desejado pode-se utilizar a busca, preenchendo o final do CNPJ e clicando em “Pesquisar”.

OBSERVAÇÃO: O sistema mostra os CNPJs dos contribuintes diretamente vinculados ao documento utilizado para fazer login.

5) O usuário será direcionado para a tela inicial após o login, com o texto “SGR-SAT”, “Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT” e “Selecione uma função no menu acima.”

6) As informações dessa tela são referentes ao contabilista, então, por exemplo, se for cadastrado uma procuração, essa procuração valerá para que um e-CPF acesse como procurador do contabilista.

7) Para acessar as funções disponíveis para o contribuinte, clique em “Selecionar CNPJ”

8) Caso o usuário possua mais de um CNPJ vinculado a ele no CADESP, o sistema exibirá todos CNPJ. Essa tela não será mostrada caso haja apenas um CNPJ. Selecionar o CNPJ com o qual deseja trabalhar. Caso desejado pode-se utilizar a busca, preenchendo o final do CNPJ e clicando em “Pesquisar”.

9) O usuário será direcionado para a tela inicial após o login, com o texto “SGR-SAT”, “Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT” e “Selecione uma função no menu acima.”.  Essa tela possui as funções disponíveis para o contribuinte.  

Tempo aproximado de conclusão do serviço