Você está em: Início > Serviços > NFP – Nota Fiscal Paulista > Erro ao acessar com certificado digital Hidden Erro ao acessar com certificado digital Erro ao acessar com certificado digital Como agir em caso de erro no acesso ao site da NFP com certificado digital Informações Local Conteúdo da seção Local HTMLO procedimento é feito no computador do usuário Taxa Conteúdo da seção Taxa HTMLNão há taxas Documentos Conteúdo da seção Documentos HTMLCertificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ) Procedimentos Conteúdo da seção Procedimentos HTMLSeguem alguns procedimentos que podem ajudar a identificar a causa do erro no acesso com certificado digital:Acessar com o certificado digital algum site que não seja do Estado de SP. Por exemplo, o e-cac da Receita Federal, Se ocorrer erro, a probabilidade maior é de que o erro não seja no site da NFP, nesse caso sugerimos, entrar em contato a certificadora do e-CPF ou e-CNPJ:Verificar se o Certificado Digital é válido no padrão ICP-Brasil e se está dentro do prazo de validade. verificar se o certificado está instalado no repositório do Windows:Entrar na guia Ferramentas dentro do navegador utilizado (internet Explorer, Mozilla, ...);Clicar na aba "Conteúdo" da "Opções da Internet";Clicar no botão "Certificados" e, em seguida, clicar em "Instalar" ou "Importar".Vale lembrar que o dispositivo que contém o certificado deve estar inserido no computador do usuário antes de efetuar todos estes procedimentos.Verificar se o certificado digital está instalado corretamente (sugerimos contatar diretamente o serviço de atendimento ao cliente da autoridade certificadora responsável pela venda do certificado). Se não há mais de um token instalado no computador e se os mesmos não estão com conflito;Todas as cadeias do seu certificado estão corretamente instaladas;Se o erro ocorre em outros computadores;Se possível:Limpe o estado SSL, feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente. Observação: Em uma sessão SSL (usando https://), quando um servidor solicita um certificado para confirmar quem é o usuário, o certificado escolhido é salvo em um cache. Esse cache é limpo quando você reinicia o computador ou quando você clica em "Limpar Estado SSL". Caso continue com problemas, feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e utilize o modo de navegação anônima (sem registros) do navegador para saber se o problema é causado por algo que não seja o histórico de navegação salvo ou cookies e tente novamente.Caso continue com problemas mesmo na navegação anônima, limpe o histórico de navegação ("Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites" e "Cookies e dados de sites"), feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente. Atenção: Ao selecionar para excluir "Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites", você estará apagando: Cópias de páginas, imagens e outros tipos de conteúdo de mídia armazenados no computador. O navegador usa essas cópias para carregar o conteúdo mais rapidamente na próxima vez que você visitar esses sites.Ao selecionar para excluir "Cookies e dados de sites", você estará apagando informações que os sites armazenam no computador para lembrar suas preferências, por exemplo, informações de entrada ou sua localização.Caso esteja utilizando Windows 10 e Internet Explorer, tentar desabilitar a utilização do protocolo TLS 1.2 pelo Internet Explorer:Selecionar "Ferramentas" no canto superior direito do Internet Explorer, clicando no ícone de uma engrenagem;Em seguida, selecionar "Opções da Internet";Na janela que abrir, selecionar a aba "Avançadas"Desabilitar "Usar TLS 1.2" e clicar em "Aplicar"Fechar a janela clicando em "OK"Tentar logar novamenteCaso, após todos esses procedimentos, o erro persistir, prepare a parte pública do certificado para enviar para a SEFAZ:Abrir o Internet Explorer Clicar no menu "Ferramentas" (ícone de engrenagem) Clicar em "Opções da Internet" Clicar na aba "Conteúdo"Clicar no botão "Certificados" Selecionar o certificado digital que é utilizado para logar no sistema Clicar em "Exportar"Selecionar a opção "Não, não exportar a chave privada"Atenção! Mesmo que a opção esteja disponível, nunca se deve selecionar "Sim, exportar a chave privada"Utilizar, preferencialmente, o padrão PKCS nº7. Selecionar "Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível". Clicar em "Avançar"Digitar um nome para o arquivoClicar em "Avançar"Clicar em "Concluir"Entrar em contato pelo fale conosco (https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/fale-conosco.aspx), informando:que conforme guia do usuário https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-erro-acesso-certificado-digital.aspx você realizou os testes; que está conseguindo acessar com o certificado digital outros portais fora o da NFP;que está com a parte pública do certificado para nos enviar para análise, com os prints do acesso a um sistema com certificado digital com sucesso e o print da tela de erro ao acessar o sistema. a mensagem de texto que aparece na tela no momento do erro (ou por exemplo, se a tela fica em branco e não carregam os dados);quais os passos até o erro ocorrer.A equipe enviará resposta com os próximos procedimentos. Pedimos sua paciência, pois podem ser necessários mais testes. Tempo aproximado de conclusão do serviço Conteúdo OPCIONAL da seção Tempo aproximado de conclusão do serviço HTMLO tempo de conclusão depende da complexidade do problema. mais serviços Localize nossas Unidades Clique no mapa abaixo para visualizar as diversas Unidades de Atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo Pesquisa de Satisfação Responder