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Erro ao acessar com certificado digital

​Como agir em caso de erro no acesso ao site da NFP com certificado digital

Informações

Local

O procedimento é feito no computador do usuário

Taxa

​Não há taxas

Documentos

​Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ)

Procedimentos

Seguem alguns procedimentos que podem ajudar a identificar a causa do erro no acesso com certificado digital:

  • Acessar com o certificado digital algum site que não seja do Estado de SP. Por exemplo, o e-cac da Receita Federal

  • Se ocorrer erro, a probabilidade maior é de que o erro não seja no site da NFP, nesse caso sugerimos, entrar em contato a certificadora do e-CPF ou e-CNPJ:

      • Verificar se o Certificado Digital é válido no padrão ICP-Brasil e se está dentro do prazo de validade.

      •  verificar se o certificado está instalado no repositório do Windows:

        • Entrar na guia Ferramentas dentro do navegador utilizado (internet Explorer, Mozilla, ...);

        • Clicar na aba "Conteúdo" da "Opções da Internet";

        • Clicar no botão "Certificados" e, em seguida, clicar em "Instalar" ou "Importar".

        • Vale lembrar que o dispositivo que contém o certificado deve estar inserido no computador do usuário antes de efetuar todos estes procedimentos.

      • Verificar se o certificado digital está instalado corretamente (sugerimos contatar diretamente o serviço de atendimento ao cliente da autoridade certificadora responsável pela venda do certificado). 

      • Se não há mais de um token instalado no computador e se os mesmos não estão com conflito;

      • Todas as cadeias do seu certificado estão corretamente instaladas;

    • Se o erro ocorre em outros computadores;

Se possível:

  • Limpe o estado SSL, feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente.

    • Observação: Em uma sessão SSL (usando https://), quando um servidor solicita um certificado para confirmar quem é o usuário, o certificado escolhido é salvo em um cache. Esse cache é limpo quando você reinicia o computador ou quando você clica em "Limpar Estado SSL".

  • Caso continue com problemas, feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e utilize o modo de navegação anônima (sem registros) do navegador para saber se o problema é causado por algo que não seja o histórico de navegação salvo ou cookies e tente novamente.

  • Caso continue com problemas mesmo na navegação anônima, limpe o histórico de navegação ("Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites" e "Cookies e dados de sites"), feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente.

  • Atenção:

    • Ao selecionar para excluir "Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites", você estará apagando: Cópias de páginas, imagens e outros tipos de conteúdo de mídia armazenados no computador. O navegador usa essas cópias para carregar o conteúdo mais rapidamente na próxima vez que você visitar esses sites.

    • Ao selecionar para excluir "Cookies e dados de sites", você estará apagando informações que os sites armazenam no computador para lembrar suas preferências, por exemplo, informações de entrada ou sua localização.

  • Caso esteja utilizando Windows 10 e Internet Explorer, tentar desabilitar a utilização do protocolo TLS 1.2 pelo Internet Explorer:

    • Selecionar "Ferramentas" no canto superior direito do Internet Explorer, clicando no ícone de uma engrenagem;

    • Em seguida, selecionar "Opções da Internet";

    • Na janela que abrir, selecionar a aba "Avançadas"

    • Desabilitar "Usar TLS 1.2" e clicar em "Aplicar"

    • Fechar a janela clicando em "OK"

    • Tentar logar novamente

Caso, após todos esses procedimentos, o erro persistir, prepare a parte pública do certificado para enviar para a SEFAZ:

  • Abrir o Internet Explorer

  • Clicar no menu "Ferramentas" (ícone de engrenagem)

  • Clicar em "Opções da Internet"

  • Clicar na aba "Conteúdo"

  • Clicar no botão "Certificados"

  • Selecionar o certificado digital que é utilizado para logar no sistema

  • Clicar em "Exportar"

  • Selecionar a opção "Não, não exportar a chave privada"

    • Atenção! Mesmo que a opção esteja disponível, nunca se deve selecionar "Sim, exportar a chave privada"

  • Utilizar, preferencialmente, o padrão PKCS nº7.

  • Selecionar "Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível".

  • Clicar em "Avançar"

  • Digitar um nome para o arquivo

  • Clicar em "Avançar"

  • Clicar em "Concluir"

Entrar em contato pelo fale conosco (https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/fale-conosco.aspx), informando:

  • que conforme guia do usuário https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-erro-acesso-certificado-digital.aspx você realizou os testes;

  • que está conseguindo acessar com o certificado digital outros portais fora o da NFP;

  • que está com a parte pública do certificado para nos enviar para análise, com os prints do acesso a um sistema com certificado digital com sucesso e o print da tela de erro ao acessar o sistema.

  • a mensagem de texto que aparece na tela no momento do erro (ou por exemplo, se a tela fica em branco e não carregam os dados);

  • quais os passos até o erro ocorrer.

A equipe enviará resposta com os próximos procedimentos. Pedimos sua paciência, pois podem ser necessários mais testes.

Tempo aproximado de conclusão do serviço

​O tempo de conclusão depende da complexidade do problema.