Empossado pelo governador Tarcísio de Freitas e novo titular da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita recebeu nesta segunda-feira (2) o cargo do antecessor Felipe Salto. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Secretário (GS) e contou com a participação de coordenadores e lideranças da Casa.

O secretário Kinoshita agradeceu a confiança do governador Tarcísio e se disse animado com o desafio de comandar a Sefaz-SP. "Temos bastante coisa bacana para fazer. Tive excelentes reuniões com as pessoas durante o processo de transição e estou muito bem impressionado. A Sefaz-SP conta com pessoas de altíssima qualidade em seus quadros", destacou.

Entre as metas, o secretário lembrou do desafio de adensar a análise e avaliação de políticas públicas e a revisão dos programas orçamentários, por meio da modernização da administração tributária e fazendária. "Essa modernização precisa ser tanto do lado do capital humano quanto tecnológico. O Estado necessita atrair e incentivar profissionais de alta capacidade e montar processos e sistemas que deem bons resultados. Avanços tecnológicos precisam agir em favor da população".

Por fim, o secretário Kinoshita destacou a necessidade de São Paulo ser protagonista em uma reforma tributária, lembrando que qualquer sistema tributário, em qualquer lugar do mundo, precisa de uma revisão profunda a cada geração. "Essa questão de proeminência de São Paulo na discussão de uma reforma tributária na discussão de São Paulo é orientação do governador, precisa ser resgatada e acontecerá. Vamos precisar avançar bastante e de maneira rápida", asseverou.

Graduado em economia pelo Insper, Samuel Kinoshita é mestre em economia pela Universitat Pompeu Fabra e mestre em estatística pela Columbia University. Foi assessor especial do Ministério da Economia de 2019 a 2021.