O governador João Doria, o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meireles, anunciaram nesta sexta-feira, 18/1, que a partir do mês de março será iniciada a comercialização dos imóveis que compõem o portfolio do Fundo de Investimentos Imobiliário do Estado de São Paulo (FII). A carteira é composta de 264 imóveis, distribuídos em 56 municípios e valor estimado de R$ 1 bilhão. Estes recursos serão utilizados em investimentos na área de saúde, educação, segurança pública e habitação, como prioridade.


"A expectativa é que neste ano o governo paulista arrecade cerca de R$ 300 milhões com as venda dos imóveis", destacou o secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meireles.


São Paulo é pioneiro na criação de um mecanismo para otimizar e racionalizar os recursos públicos disponíveis com a venda de imóveis, que representa não apenas o ingresso de valores no Tesouro Estadual, mas também uma importante redução de despesas administrativas e de custeio.


"Todos sabem da dificuldade de se vender imóveis públicos, a complexidade da regularização fundiária e, principalmente, a expertise de comercialização de imóveis, que não é aquilo que o estado faz de melhor. Então, nessa semana já registramos o fundo na CVM [Comissão de Valores Mobiliários] e a partir dos meses de fevereiro e março serão feitas todas as diligencias nos imóveis já listados neste primeiro fundo, e a partir de março o inicio da comercialização destes imóveis", destacou o vice-governador, Rodrigo Garcia.


Com aprovação do registro fundo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), neste mês, a Socopa Corretora Paulista, vencedora do pregão para contratação de serviços técnicos especializados para estruturação, administração, custódia e operação do FII, torna-se responsável pela sua administração, por um período de cinco anos.


O Estado de São Paulo possui mais de 22 mil imóveis presentes em todas as cidades do estado. O governo fará uma análise detalhada dos imóveis em desuso, possibilitando a criação de novos fundos imobiliários.


A experiência exitosa tem sido seguida por outros estados como Bahia, Alagoas, além do governo federal, que firmou acordo de cooperação com a Companhia Paulista de Parcerias – CPP, empresa do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo projeto.

Mais informações: www.imoveis.sp.gov.br