O Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da Secretaria da Fazenda e Planejamento é o órgão responsável pela execução de ações de controle interno no Estado de São Paulo. Essas ações visam avaliar a conformidade, gestão e desempenho de órgãos e entidades da administração pública sob os aspectos programático, contábil, orçamentário, financeiro, patrimonial, de recursos humanos, de suprimentos, entre outros, com o objetivo de apoiar a gestão pública na melhoria de seus controles internos, na correção de desvios e na identificação e gestão de riscos associados às suas atividades.

No ano de 2019, o DCA efetuou 898 ações de controle no Estado de São Paulo. Destas, 588 foram vistorias foram em Entidades do Terceiro Setor, em apoio ao Cadastro Estadual de Entidades - regulado pelo Decreto 57.501 de 8 de novembro de 2011 e 310 foram auditorias em entidades e órgãos da administração pública paulista. Tais trabalhos resultaram em mais de 1.000 recomendações voltadas à correção de problemas e/ou à adoção de medidas para a melhoria da gestão.