Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Sobre a Autenticação de Sistemas usando Sefaz Identity

 

A Secretaria da Fazenda e Planejamento utiliza sete tipos de acesso aos seus sistemas, incluindo o uso do Provedor de Identidade para o Estado de São Paulo (IDP.SP) e o uso do Certificado Digital, além de login e senha do programa Nota Fiscal Paulista (em desuso) e login e senha (Senha On-line) do Posto Fiscal Eletrônico (em desuso).​

Há, ainda, os meios de acesso para usuários externos da Sefaz e para Fazendários e colaboradores terceirizados, incluídos no Diretório Ativo (AD*) da rede Sefaz, que necessitam, em alguns casos, informar o login e senha de acesso cadastrados, além do ‘Captcha’. 
Especificamente para esse grupo de usuários internos, existem sistemas em que a conexão é automática, sem a necessidade de autenticação. 

Esse conjunto de meios de autenticação integra o sistema Sefaz Identity V3 (SSO) e é gerenciado pelo Departamento de Tecnologia e Informação – DTI. 

 OBS: O Active Directory (AD) é um banco de dados e um conjunto de serviços que conectam os usuários aos recursos e serviços da rede Sefaz/SP.