Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Guia do usuário

Acesso (Login) como Contribuinte

​Procedimento para contribuinte acessar o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT, via internet.  Importante: o procedimento para o procurador do contribuinte é diferente deste.

Informações

Local

Taxa

​Não há taxa.

Documentos

Para realizar o procedimento é necessário:

  • Para Contribuintes credenciados no DEC: certificado digital da empresa (e-CNPJ), A1 ou A3.
  • Para Contribuintes não credenciados no DEC: usuário e senha do Posto Fiscal Eletrônico (PFe). Importante: o CPF vinculado ao usuário do PF-e deve constar no quadro societário no CADESP.
  • Possuir cadastro no CADESP.
  • Possuir acesso à internet.


 

Procedimentos

​1) Acessar a página inicial do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT

2) Selecionar Perfil “Contribuinte”.

3) O sistema mostrará duas imagens: “Certificado Digital” e “Acesso via Usuário e Senha”.

• Para empresa credenciada no DEC, acessar com certificado digital da empresa (apenas e-CNPJ de filial cadastrada no CADESP) clicando na imagem “Certificado Digital” e digitando o PIN;

• Para empresa não credenciada no DEC, acessar com usuário e senha do Posto Fiscal Eletrônico (PFe) clicando em “Acesso via Usuário e Senha” e inserindo o Usuário, a Senha e digitando o texto da imagem de segurança.

4) Caso o usuário possua mais de um CNPJ, o sistema exibirá os CNPJ de todas as filiais associadas ao CNPJ base do Certificado. Essa tela não será mostrada caso haja apenas um CNPJ. 

5) Selecionar o CNPJ com o qual deseja trabalhar. Caso desejado pode-se utilizar a busca, preenchendo o final do CNPJ e clicando em “Pesquisar”.

6) O usuário será direcionado para a tela inicial após o login, com o texto “SGR-SAT”, “Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT” e “Selecione uma função no menu acima.”

Tempo aproximado de conclusão do serviço

​O procedimento é realizado pelo próprio interessado, e leva poucos minutos para ser concluído.