​“Implantação da gestão por gap tributário: da metodologia eficaz à gestão por indicadores" é o tema do Seminário de Gap Tributário promovido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) no dia 3 de maio, a partir das 9h.

O secretário Samuel Kinoshita abre a programação, que conta ainda com as participações de Luiz Márcio de Souza, subsecretário da Receita Estadual; Maria Cristina Mac Dowell, especialista líder do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Luís Gustavo Chiarelli de Sousa, coordenador do Grupo de Trabalho do Gap Tributário da Sefaz-SP.

Com a participação do BID, do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Receita Federal do Brasil (RFB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da London School of Economics e do Instituto de Estudos Fiscais (IFS), o seminário é direcionado aos auditores fiscais, com a finalidade de gerar conhecimento sobre o tax gap, que nada mais é do que diferença entre o que se espera ser arrecadado e o valor efetivamente auferido pela administração tributária.

Como o tema exige o desenvolvimento de novas métricas para cálculo de sua estimativa e de alternativas para o seu enfrentamento, o seminário traz à Sefaz-SP membros de organismos econômicos internacionais, autoridades fiscais e membros da academia.

O objetivo é aprofundar a compreensão da gestão por indicadores de tax gap e avaliar as metodologias disponíveis para a sua aplicação. Os palestrantes vão apresentar experiências bem-sucedidas na implementação de metodologias do tax gap para impostos sobre o valor adicionado em países em desenvolvimento, assim como é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O seminário está dividido em dois painéis: o primeiro “Tópicos Gerais do Tax Gap" será conduzido pelos palestrantes Joana Naritomi (London School of Economics); Enlinson Mattos (FGV); e Andrea Lemgruber (FMI). Já o segundo painel “Metodologias e implementações do Tax Gap" terá as participações de Patricio Barra (FMI); Nelson Leitão, Marcelo de Sousa e Silva e equipe (RFB); e Martin Miklos (IFS). Além dos dois painéis, o seminário terá palestra de Cristina McDowell, especialista líder do BID.

As inscrições para participar do seminário presencialmente podem ser realizadas neste link. As vagas são limitadas. Também é possível acompanhar remotamente, pelo Microsoft Teams, sem a necessidade de inscrição. 


​​

Siga a Sefaz nas redes sociais