Você está em: Início > Notícias > Secretaria da Fazenda avança na desburocratização de processos Hidden Secretaria da Fazenda avança na desburocratização de processos Imagem 23/06/2021 Retificado em: Imagem de Página Conteúdo da PáginaA Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz) trabalha continuamente para desburocratizar seus processos, desenvolvendo procedimentos cada vez mais simples, automatizados e que exijam menos providências por parte dos contribuintes. Para que as modernizações sejam implementadas, vários setores da Sefaz se integraram, como o que aconteceu com as equipes das diretorias de Arrecadação, Cobrança e Recuperação da Dívida (Dicar); a de Atendimento, Gestão e Conformidade (Diges); e a de Inteligência de Dados (Dintel). "O aperfeiçoamento contínuo dos sistemas permite oferecer mais facilidade ao cidadão, em alguns casos reduzir custos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos serviços e das informações", comenta Janaína Amaral Rizzi, assistente Fiscal Chefe, da Dicar. Entre os procedimentos criados recentemente com esses objetivos, é possível citar a inclusão de novos serviços no Sistema de Peticionamento Eletrônico, a ampliação de casos de retificação de ofício, a liberação de pendências relativas ao Programa de Parcelamento Incentivado, e o cancelamento automático de Certidão de Dívida Ativa. Confira os detalhes dos principais avanços. Sistema de Peticionamento Eletrônico (SIPET)+Inclusão de novos serviçosPor meio do SIPET, o contribuinte agora tem a possibilidade de cadastrar algumas solicitações via internet, que antes só eram possíveis comparecendo pessoalmente a um dos Postos Fiscais para a entrega dos documentos. Remotamente – mas de modo análogo ao atendimento de balcão – o contribuinte preenche as informações referentes a sua solicitação, anexa eventual documentação comprobatória e submete sua demanda a uma triagem do Posto Fiscal. Em caso de aprovação, será direcionada para análise – cujo trâmite pode ser acompanhado pela plataforma "SP Sem Papel". Entre os atuais 50 serviços disponíveis, foram incluídos recentemente o pedido de parcelamento e reparcelamento de débitos não inscritos em Dívida Ativa, os pedidos de retificação e restituição de guias de arrecadação (do tipo GAREs, DAREs e GNREs) e os pedidos de confissão de débitos de Autos de Infração e Imposição de Multa (em casos de indisponibilidade via sistema). Além de contribuintes, os servidores de outros órgãos também podem fazer uso do SIPET para requisitar serviços à Sefaz. Aos servidores de Prefeituras, foram disponibilizados no SIPET os serviços de impugnação ao índice de participação dos municípios (IPM) e requerimento de acesso ao sistema e-DIPAM. Retificação de Ofício+Ampliação de casosContribuintes que realizavam pagamento com algum erro na guia de arrecadação, os sistemas não reconheciam esse pagamento, e isso trazia uma série de implicações. O erro só poderia ser corrigido após a solicitação do próprio contribuinte, que tinha de apresentar documentos e pagar taxas de retificação. Atualmente, a Secretaria da Fazenda vem modernizando seus sistemas a fim de, cada vez mais, detectar e corrigir esses erros automaticamente. Assim, pagamentos no valor exato do débito declarado, mas com o código de receita diverso do determinado na legislação, a correção para o código de receita correto agora é feita pelo sistema, evitando, inclusive, oneração do serviço.Programa de Parcelamento Incentivado (PPI)+Liberação de pendênciasAlguns PPIs antigos que ainda constavam como pendência para alguns contribuintes, que consequentemente não conseguiam emitir eletronicamente sua Certidão Negativa de Débitos, o que gerava a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal e pagamento de taxas para emissão de certidão manual. A Sefaz atualizou os sistemas para que as pendências de PPIs deixassem de constar como um obstáculo à liberação de certidões eletrônicas, que agora podem ser emitidas por meio da internet, evitando assim transtornos e poupando tempo e trabalho dos contribuintes. Certidão de Dívida Ativa (CDA)+Cancelamento automáticoPara os casos em que havia a inscrição indevida de um débito em dívida ativa, o contribuinte tinha que fazer a solicitação de cancelamento da CDA, a Secretaria da Fazenda analisava o pedido e posteriormente encaminhava para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que também fizesse uma análise, até concluírem pelo cancelamento da Certidão. Os sistemas da Sefaz foram modernizados para que façam a detecção e análise automática de diversos casos de cancelamento de CDAs, com envio e retorno automático de informações para a PGE, poupando trabalho e tempo, tanto do contribuinte como dos órgãos envolvidos. Siga a Sefaz nas redes sociais: Tags Relacionadas: desburocratização de processos SIPET Noticias Relacionadas12/06/2024Sefaz-SP implanta “Fila Única” para otimizar processos à população12/06/2024Sefaz-SP implanta “Fila Única” para otimizar processos à população07/02/2024Sefaz-SP registra um aumento de 15% nos atendimentos remotos aos cidadãos04/12/2023Gefe Explica lança novos vídeos sobre o ITCMD30/11/2023Mais de 140 serviços da Sefaz-SP podem ser solicitados remotamente22/08/2023Sefaz-SP aprimora legislação que regulamenta o comércio eletrônico16/06/2023Secretaria da Fazenda e Planejamento lança oficialmente o Smart Sefaz23/03/2023Cidadãos podem realizar serviços da Sefaz-SP remotamente por meio do SIPET21/03/2023Processo de dispensa de entrega da GIA começa em abril para cerca de 100 mil empresas16/03/2023Secretaria da Fazenda avança na simplificação das obrigações tributárias com a eliminação da GIA23/02/2023Secretaria da Fazenda realizará live sobre ITCMD01/11/2022Sefaz-SP facilita o acesso aos serviços digitais do SIPET por autenticação Gov.Br23/03/2022Sistemas inteligentes do Governo de SP facilitam pagamento de impostos02/07/2021Receitas e tributos da Sefaz-SP podem ser pagos via Pix21/10/2020Secretaria da Fazenda e Planejamento amplia atendimento remoto ao contribuinte no SIPET12/05/2020Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico (...) 12/06/2024Sefaz-SP implanta “Fila Única” para otimizar processos à população« prevnext »12/06/2024Sefaz-SP implanta “Fila Única” para otimizar processos à população07/02/2024Sefaz-SP registra um aumento de 15% nos atendimentos remotos aos cidadãos04/12/2023Gefe Explica lança novos vídeos sobre o ITCMD30/11/2023Mais de 140 serviços da Sefaz-SP podem ser solicitados remotamente22/08/2023Sefaz-SP aprimora legislação que regulamenta o comércio eletrônico16/06/2023Secretaria da Fazenda e Planejamento lança oficialmente o Smart Sefaz23/03/2023Cidadãos podem realizar serviços da Sefaz-SP remotamente por meio do SIPET21/03/2023Processo de dispensa de entrega da GIA começa em abril para cerca de 100 mil empresas16/03/2023Secretaria da Fazenda avança na simplificação das obrigações tributárias com a eliminação da GIA23/02/2023Secretaria da Fazenda realizará live sobre ITCMD01/11/2022Sefaz-SP facilita o acesso aos serviços digitais do SIPET por autenticação Gov.Br23/03/2022Sistemas inteligentes do Governo de SP facilitam pagamento de impostos02/07/2021Receitas e tributos da Sefaz-SP podem ser pagos via Pix21/10/2020Secretaria da Fazenda e Planejamento amplia atendimento remoto ao contribuinte no SIPET12/05/2020Sefaz aprimora atendimento remoto ao contribuinte com lançamento do Sistema de Peticionamento Eletrônico (...) Links ÚteisIPVANota Fiscal PaulistaGuia do Usuário mais serviços Localize nossas Unidades Clique no mapa abaixo para visualizar as diversas Unidades de Atendimento da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo Pesquisa de Satisfação Responder