Indicador de Produto: NÚMERO PROJETOS DE EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO VIGENTES NO ANO
Órgão
Programa
Produto
Indicador
3009 - NÚMERO PROJETOS DE EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO VIGENTES NO ANO
Descrição do Indicador
CONTAGEM DO NÚMERO DE PROCESSOS REFERIDOS A PROJETOS DE EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO VIGENTES NO ANO
Descrição da Fórmula de Cálculo
None
Indicador PPA
Não
Unidade de Medida
unidade
Forma de Totalização PPA
Último valor
Limitações
N/D
Apuração do Indicador no PPA
Memória de Cálculo da Meta do PPA Meta Forma de Totalização Resultado PPA Taxa
2020 2021 2022 2023
226 237 249 262 262 Último valor 442 168,70%
Apurações do Indicador por Ano
AnoResultado AnualAno de referênciaForma de TotalizaçãoMeta LDO/LOATaxa
20203192020Manual226141,15%
20213772021Manual237159,07%
20224422022Manual249177,51%
2023N/DManual430N/D
Metas do Indicador por Ação e por Unidade Orçamentária
Nível Ação Orçamentária? Soma UO? Metas Fixadas (LOA)
2020 2021 2022 2023
Ação 6347--N/DN/DN/DN/D
Justificativas Final TCE
AnoJustificativa
2020O PROGRAMA EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS (EMU) DA FAPESP ESTÁ VOLTADO PARA A COMPRA DE EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO E PARA A SUA DISPONIBILIZAÇÃO RACIONAL AO MAIOR NÚMERO DE PESQUISADORES DE SÃO PAULO, DO BRASIL, DA AMÉRICA LATINA E DE OUTROS PAÍSES, MEDIANTE CRITÉRIOS RIGOROSOS DE SELEÇÃO. A SOLICITAÇÃO DESSES EQUIPAMENTOS PODE SER FEITA COMO PARTE DO ORÇAMENTO DE VÁRIAS MODALIDADES DE AUXÍLIO DA FAPESP, COMO AUXÍLIOS TEMÁTICOS, JOVENS PESQUISADORES (JP), PESQUISA EM PARCERIA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PITE), PROGRAMA CENTRO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DIFUSÃO (CEPID), CENTROS DE PESQUISA EM ENGENHARIA (CPE) E RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL (RTI). EM GERAL, OS EQUIPAMENTOS DESSA NATUREZA SÃO DE VALOR ELEVADO E PRODUZIDOS NO EXTERIOR. ASSIM, PROVOCAM IMPACTO RELEVANTE NOS DISPÊNDIOS DA FAPESP EM MOEDA ESTRANGEIRA, ACENTUADO EM SITUAÇÕES DE DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL COMO A VERIFICADA EM 2020. OS CUIDADOS DA FAPESP EM REPROGRAMAR SEUS DISPÊNDIOS COM IMPORTAÇÕES, DECORRENTES DESSA SITUAÇÃO CAMBIAL DESFAVORÁVEL, IMPLICARAM A EXTENSÃO DA VIGÊNCIA DE PROJETOS JÁ CONCEDIDOS. ALÉM DISSO, MESMO OS EQUIPAMENTOS RECÉM INSTALADOS SOFRERAM EFEITOS DA PANDEMIA, POIS A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS IMPEDIU QUE SEUS USUÁRIOS OS UTILIZASSEM ADEQUADAMENTE, PREJUDICANDO A MENSURAÇÃO DA INTENSIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO, IMPORTANTE PARÂMETRO QUE A FAPESP ACOMPANHA PARA AVALIAR O PROJETO. ASSIM, MESMO COM OS EQUIPAMENTOS ENTREGUES, HOUVE NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DA VIGÊNCIA DESSES PROJETOS. TAIS MOVIMENTOS EXPLICAM QUE, MESMO SEM A CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROJETOS, O NÃO ENCERRAMENTO DOS PROJETOS JÁ CONTRATADOS ELEVARAM O NÚMERO DOS PROJETOS VIGENTES PARA 319 PROJETOS, BEM SUPERIOR AOS 226 PREVISTOS. OU SEJA, A ALTERAÇÃO DOS FLUXOS DE ENTRADA E SAÍDA DE PROJETOS EMU DO PORTFÓLIO DA FAPESP LEVARAM À UM RESULTADO INESPERADO QUANDO DA ELABORAÇÃO DO PPA. A EXPECTATIVA DA FAPESP É QUE ESSES FLUXOS SE NORMALIZEM À MEDIDA EM QUE AS IMPORTAÇÕES RETOMEM SUA DINÂMICA ORIGINAL.
2021O PROGRAMA EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS (EMU) DA FAPESP ESTÁ VOLTADO PARA A COMPRA DE EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO E PARA A SUA DISPONIBILIZAÇÃO RACIONAL AO MAIOR NÚMERO DE PESQUISADORES DE SÃO PAULO, DO BRASIL, DA AMÉRICA LATINA E DE OUTROS PAÍSES, MEDIANTE CRITÉRIOS RIGOROSOS DE SELEÇÃO. A SOLICITAÇÃO DESSES EQUIPAMENTOS PODE SER FEITA COMO PARTE DO ORÇAMENTO DE VÁRIAS MODALIDADES DE AUXÍLIO DA FAPESP, COMO AUXÍLIOS TEMÁTICOS, JOVENS PESQUISADORES (JP), PESQUISA EM PARCERIA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PITE), PROGRAMA CENTRO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DIFUSÃO (CEPID), CENTROS DE PESQUISA EM ENGENHARIA (CPE) E RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL (RTI). EM GERAL, EQUIPAMENTOS DESSA NATUREZA SÃO DE VALOR ELEVADO E PRODUZIDOS NO EXTERIOR. ASSIM, PROVOCAM IMPACTO RELEVANTE NOS DISPÊNDIOS DA FAPESP EM MOEDA ESTRANGEIRA, ACENTUADO EM SITUAÇÕES DE DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL COMO A VERIFICADA EM 2020. OS CUIDADOS DA FAPESP EM REPROGRAMAR SEUS DISPÊNDIOS COM IMPORTAÇÕES, DECORRENTES DESSA SITUAÇÃO CAMBIAL DESFAVORÁVEL, IMPLICARAM A EXTENSÃO DA VIGÊNCIA DE PROJETOS JÁ CONCEDIDOS. ALÉM DISSO, MESMO OS EQUIPAMENTOS RECÉM INSTALADOS SOFRERAM EFEITOS DA PANDEMIA, POIS A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS IMPEDIU QUE SEUS USUÁRIOS OS UTILIZASSEM ADEQUADAMENTE, PREJUDICANDO A MENSURAÇÃO DA INTENSIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO, IMPORTANTE PARÂMETRO QUE A FAPESP ACOMPANHA PARA AVALIAR O PROJETO. ASSIM, MESMO COM OS EQUIPAMENTOS ENTREGUES, HOUVE NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DA VIGÊNCIA DESSES PROJETOS. TAIS MOVIMENTOS EXPLICAM QUE, MESMO SEM A CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROJETOS, O NÃO ENCERRAMENTO DOS PROJETOS JÁ CONTRATADOS ELEVARAM O NÚMERO DOS PROJETOS VIGENTES PARA 377 PROJETOS, BEM SUPERIOR AOS 237 PREVISTOS. OU SEJA, A ALTERAÇÃO DOS FLUXOS DE ENTRADA E SAÍDA DE PROJETOS EMU DO PORTFÓLIO DA FAPESP LEVARAM A UM RESULTADO INESPERADO QUANDO DA ELABORAÇÃO DO PPA. A EXPECTATIVA DA FAPESP É QUE ESSES FLUXOS SE NORMALIZEM À MEDIDA EM QUE AS IMPORTAÇÕES RETOMEM SUA DINÂMICA ORIGINAL.
2022O PROGRAMA EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS (EMU) DA FAPESP VISA A COMPRA DE EQUIPAMENTOS COMPLEXOS E SUA DISPONIBILIZAÇÃO AO MAIOR NÚMERO DE PESQUISADORES POSSÍVEL, MEDIANTE CRITÉRIOS RIGOROSOS DE SELEÇÃO. A SOLICITAÇÃO DESSES EQUIPAMENTOS PODE SER FEITA COMO PARTE DO ORÇAMENTO DE VÁRIAS MODALIDADES DE AUXÍLIO DA FAPESP, COMO TEMÁTICOS, JOVENS PESQUISADORES (JP), PESQUISA EM PARCERIA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PITE), CENTRO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DIFUSÃO (CEPID), CENTROS DE PESQUISA EM ENGENHARIA (CPE) E RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL (RTI). EM GERAL, ESSES EQUIPAMENTOS SÃO DE VALOR ELEVADO E PRODUZIDOS NO EXTERIOR. ASSIM, PROVOCAM IMPACTO RELEVANTE NOS DISPÊNDIOS DA FAPESP EM MOEDA ESTRANGEIRA, ACENTUADO EM SITUAÇÕES DE DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL COMO A VERIFICADA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. OS CUIDADOS DA FAPESP EM REPROGRAMAR SEUS DISPÊNDIOS COM IMPORTAÇÕES, DECORRENTES DESSA SITUAÇÃO CAMBIAL DESFAVORÁVEL, IMPLICARAM A EXTENSÃO DA VIGÊNCIA DE PROJETOS JÁ CONCEDIDOS. ALÉM DISSO, MESMO OS EQUIPAMENTOS RECÉM INSTALADOS SOFRERAM EFEITOS DA PANDEMIA, POIS A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS IMPEDIU QUE SEUS USUÁRIOS OS UTILIZASSEM ADEQUADAMENTE, PREJUDICANDO A MENSURAÇÃO DA INTENSIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO, IMPORTANTE PARÂMETRO QUE A FAPESP ACOMPANHA PARA AVALIAR O PROJETO. ASSIM, MESMO COM OS EQUIPAMENTOS ENTREGUES, HOUVE NECESSIDADE DE AMPLIAR A VIGÊNCIA DESSES PROJETOS. TAIS AMPLIAÇÕES, ASSOCIADAS À CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROJETOS, EXPLICAM A AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DOS PROJETOS VIGENTES PARA 442, QUE É 77% MAIOR QUE 249 PREVISTOS. OU SEJA, A ALTERAÇÃO DOS FLUXOS DE ENTRADA E SAÍDA DO PORTFÓLIO DA FAPESP DE PROJETOS DE EMU LEVOU A UM RESULTADO NÃO-PREVISTO. ESPERA-SE QUE ESSES FLUXOS SE NORMALIZEM À MEDIDA QUE PROJETOS INICIADOS TENHAM SUAS VIGÊNCIAS ENCERRADAS. TAL DINÂMICA IMPLICOU QUE A EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO FICASSE ABAIXO DE SUA DOTAÇÃO PELA LOA. RESSALTE-SE PORÉM QUE A FAPESP, EM JANEIRO DE 2023, TINHA COMPROMISSADOS R$ 138,1 MILHÕES NESTA AÇÃO ORÇAMENTÁRIA.
2023N/D
Comentários da execução
PeríodoComentários da execução
2020-A1Como esses projetos tendem a ter nas importações elemento relevante e, em face das medidas restritivas da Fapesp, em 2020, relativas ao tema, em razão da forte desvalorização cambial, é possível que projetos que se encerrariam em 2020, mantiveram-se vigentes.
2022-A3Os efeitos da pandemia sobre o comportamento da taxa de câmbio e sobre o trabalho presencial implicaram a ampliação da vigência dos processos Ao lado disso, a contratação de novos processos (89 iniciados em 22, contra 58 em 21 e 47 em 20, implicaram o aumento da vigência. Vigência dos processos EMUs 7 anos.