Apuração do Indicador no PPA | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Memória de Cálculo da Meta do PPA | Meta | Forma de Totalização | Resultado PPA | Taxa | |||
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | ||||
7,80 | 12,60 | 13 | 12,70 | 12,70 | Último valor | 21,15 | 166,54% |
Apurações do Indicador por Ano | |||||
---|---|---|---|---|---|
Ano | Resultado Anual | Ano de referência | Forma de Totalização | Meta LDO/LOA | Taxa |
2020 | 19,96 | 2020 | Manual | 7,80 | 255,95% |
2021 | 41.890 | 2021 | Manual | 12,60 | 332.460,32% |
2022 | 21,15 | 2022 | Manual | 17,04 | 124,16% |
2023 | N/D | Manual | 13,70 | N/D |
Justificativas Final TCE | |
---|---|
Ano | Justificativa |
2020 | ESCLARECEMOS INICIALMENTE QUE A META FOI PREVISTA QUANDO DA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2020, NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2019, MOMENTO EM QUE NÃO SE APRESENTAVA A PANDEMIA DO COVID19. A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EM 2020 OCORREU EM CENÁRIO TOTALMENTE ATÍPICO E DISTINTO DO QUE SE APRESENTAVA QUANDO DA DEFINIÇÃO DA META. COM A PANDEMIA, O ICMS, PRINCIPAL RECEITA DO ESTADO, REGISTROU QUEDA BRUTAL DA ARRECADAÇÃO NO 2º TRIMESTRE DO ANO, VIS-À-VIS ELEVAÇÃO DAS DEMANDAS POR GASTOS NA ÁREA DA SAÚDE E NAS AÇÕES DE COMBATE AO COVID19. FORAM ADOTADAS DIVERSAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO DE DESPESAS E A MAIOR ECONOMIA DE 2020 VEIO DA SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DA DÍVIDA COM A UNIÃO E BANCOS NACIONAIS, NO TOTAL DE R$ 13,7 BILHÕES, AMPARADO NAS DISPOSIÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR 173/2020, QUE TAMBÉM DETERMINOU O REPASSE AO ESTADO DE R$ 6,6 BILHÕES COMO AUXÍLIO FINANCEIRO E DE R$ 988 MILHÕES ÀS ÁREAS DA SAÚDE E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. AO FINAL DO EXERCÍCIO DE 2020, HOUVE RECUPERAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA MAIOR DO QUE A PROJEÇÃO INDICAVA DURANTE O PERÍODO MAIS SEVERO DA CRISE E DADO QUE O RESULTADO PRIMÁRIO É A DIFERENÇA ENTRE AS RECEITAS E DESPESAS NÃO FINANCEIRAS, O ÍNDICE RESULTANTE EM 2020 FOI BASTANTE SUPERIOR AO PREVISTO, RESULTADO DO CONTROLE DE GASTOS E DO INGRESSO DE RECEITAS SUPERIOR ÀS EXPECTATIVAS INICIAIS. CABE MENCIONAR QUE O ANO DE 2021 EXIGIRÁ UMA ADMINISTRAÇÃO CUIDADOSA DAS CONTAS PÚBLICAS, DADA A GRANDE INCERTEZA QUANTO AOS DESDOBRAMENTOS DA CRISE, ALIADO AO TÉRMINO DA SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO SERVIÇO DA DÍVIDA E SEM PREVISÃO DE INGRESSO DE NOVOS AUXÍLIOS FINANCEIROS. |
2021 | O RESULTADO PRIMÁRIO EM 2021 DE R$ 41,9 BILHÕES SUPEROU A META DE R$ 14,1 BILHÕES FIXADA NA LDO. A RECEITA PRIMÁRIA E A DESPESA PRIMÁRIA SUPERARAM A PREVISÃO EM 15,2% E 3,8%, RESPECTIVAMENTE. EM DESTAQUE, A ARRECADAÇÃO DO ICMS FOI 17,3% MAIOR QUE A PREVISÃO, E A REALIZAÇÃO DAS DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS FOI 2,6% MENOR DO QUE A PREVISÃO. A PREVISÃO DA RECEITA PRIMÁRIA BASEOU-SE NAS EXPECTATIVAS DE PARÂMETROS MACROECONÔMICOS DIVULGADOS PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL EM 9/4/21. AS EXPECTATIVAS PARA AS TAXAS DE INFLAÇÃO E DE PIB FORAM LARGAMENTE SUPERADAS PELAS TAXAS EFETIVAMENTE OBSERVADAS, O QUE JUSTIFICA A ARRECADAÇÃO REALIZADA DE RECEITA PRIMÁRIA MAIOR QUE A ESTIMADA. O DETALHAMENTO DO DESEMPENHO DO ICMS EM 2021 PODE SER VERIFICADO NO RELATÓRIO DA CAT 250, DE FEVEREIRO DE 2022 (POR LIMITAÇÃO DESTE SISTEMA É IMPOSSÍVEL ANEXAR OU COPIAR O RELATÓRIO, MAS HAVENDO NECESSIDADE O MESMO PODERÁ SER DISPONIBILIZADO POR OUTRAS FORMAS). QUANTO ÀS DESPESAS DE PESSOAL, FORAM INFERIORES À PREVISÃO DEVIDO À PROMULGAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 173, DE 27 DE MAIO DE 2020, QUE ESTABELECEU O PROGRAMA FEDERATIVO DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS, O QUAL INSTITUIU MEDIDAS DE CONTENÇÃO DA DESPESA DE PESSOAL ATÉ DEZEMBRO DE 2021, TAIS COMO: A SUSPENSÃO DE NOVOS REAJUSTES SALARIAIS; A PROIBIÇÃO DE MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE CARREIRA COM IMPACTO SOBRE A FOLHA SALARIAL; E VEDAÇÃO A MAJORAÇÃO DE AUXÍLIOS, VANTAGENS OU BENEFÍCIOS DE QUALQUER NATUREZA (6ª PARTE, QUINQUÊNIOS, LICENÇA PRÊMIO, ETC). |
2022 | N/D |
2023 | N/D |
Comentários da execução | |
---|---|
Período | Comentários da execução |
2020-A1 | Dados do último RREO, com informações da execução orçamentária entre janeiro a dez/2020. As receitas primárias totalizaram 227 R$bi. Já as despesas primárias, totalizaram 207,3 bilhões. Para calcular a despesa primária até outubro foram consideradas as despesas pagas e restos a pagar processados pagos e não processados pagos. |
2021-A2 | Fonte: SIGEO - Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA - RREO (Anexo 6) https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sigeo-bi |