Para auxiliar as prefeituras na adoção de um sistema tributário mais eficiente e melhores práticas de gestão de gastos públicos, a Secretaria da Fazenda, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e a Oficina Municipal, promovem na próxima terça-feira (27) o Seminário Paulista Arrecadação & Finanças Municipais. O evento capacitará prefeitos e representantes das administrações municipais que enfrentam o desafio de aumentar a arrecadação e a receita local.  As inscrições podem ser feitas pelo site www.oficinamunicipal.org.br

Durante o encontro, os participantes terão orientações de como aprimorar a cobrança de tributos municipais, como IPTU e ISS, e utilizar essa fonte de arrecadação importante para o custeio de obras e melhorias na sua cidade.  Além de conhecer boas práticas de compras públicas; assimilar o novo contexto de contratações públicas; a importância dos negócios de impacto social e ambiental oriundos do terceiro setor e da sociedade civil organizada.

Um dos palestrantes será a coordenadora da Secretaria da Fazenda, Rita Joyanovic que apresentará a Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP). O sistema via internet foi criado e é administrado pela Fazenda. A ferramenta facilita os processos de compras públicas para as administrações municipais. Com ela, é possível destacar a redução dos custos operacionais e dos preços pagos, além de agilizar o processo de aquisição e fornecer informações para os sistemas de controle interno e externo.  Desde a sua implantação, foram negociados produtos e serviços no valor total de R$ 79,1 bilhões, com R$ 28,1 bilhões de economia, que representa uma média de quase 30% para os órgãos públicos.

Confira a programação:

• 08h00-08h30 Welcome Coffee & Credenciamento

• 08h30-09h00 Abertura

• Sr. Hélcio Tokeshi, Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo

• Sr. José Mário Brasiliense Carneiro, Diretor e Fundador da Oficina Municipal

• Sr. Jan Woischnik, Representante da Fundação Konrad Adenuaer no Brasil

• Sr. Rodrigo Bezerra, Diretor da Escola Fazendária do Estado de São Paulo

• 09h00-10h00 Arrecadação do IPTU: os municípios brasileiros utilizam todo esse potencial?
    Palestrante: Kleber Pacheco de Castro

• 10h30-11h30 Inteligência e Eficiência Fiscal: boas práticas e cases em gestão tributária municipal
    Palestrante: Francisco Ramos Mangieri

• 12h00-13h30 Intervalo para Almoço