Os proprietários de caminhões do Estado de São Paulo têm até esta quinta-feira (15) para efetuarem o pagamento da cota única, sem desconto, do IPVA 2021. A data é válida apenas aos contribuintes que optaram pelo pagamento integral do tributo. 

O ciclo de vencimentos para esta categoria se difere das demais, que ocorrem nos três primeiros meses do ano. A quitação pode ser feita de duas maneiras: à vista (em 15 de abril) ou em três parcelas (março, junho e setembro). 

O vencimento de acordo com o final de placa dos veículos é válido apenas para a primeira fase de parcelamento do imposto, como consta na última tabela. Desta forma, as segunda e terceira parcelas devem ser pagas em data única para todas as placas, em 15 de junho (segunda parcela) e 15 de setembro (última). 

Consulta dos valores

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/). 

Para efetuar o pagamento, utilize a rede bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realize o recolhimento do tributo, por meio dos aplicativos de internet do seu banco ou via débito agendado, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O pagamento pode ser feito também nos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa. 

O IPVA pode ser pago em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte. Consulte os endereços neste link

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. 

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-0170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

Calendário de vencimento do IPVA 2021

 

Caminhões

Mês

Março

Abril

Junho

Setembro

Parcela

1ª Parcela

Cota Única

SEM Desconto

2ª Parcela

3ª Parcela

Placa

Dia do Vencimento

Abril

Junho

Setembro

Final 1

9/3

15/4

15/6

15/9

Final 2

10/3

Final 3

11/3

Final 4

12/3

Final 5

15/3

Final 6

16/3

Final 7

17/3

Final 8

18/3

Final 9

19/3

Final 0

22/3