O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, assinou nesta segunda-feira (7) contrato de financiamento no valor de US$ 296 milhões com o CAF – banco de Desenvolvimento da América Latina. Os recursos serão investidos integralmente na construção da Linha 17 – Ouro (Sistema Monotrilho), de São Paulo. Participaram da assinatura o secretário executivo da Secretaria de Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, Milton Luiz de Melo Santos, e o representante da CAF no Brasil, Jaime Holguín, além de outras autoridades.

"Um financiamento deste tipo só é possível quando os projetos são bem estruturados. No caso de São Paulo temos a vantagem de um planejamento inteligente, bem realizado e absolutamente transparente", destacou o Milton Santos. "Os recursos investidos facilitarão o dia a dia e a mobilidade da população da capital e da Região Metropolitana de São Paulo".

"A autorização desse empréstimo comprova que nosso governo é comprometido com a retomada e entrega das obras prioritárias para os cidadãos, entre elas a linha 17-Ouro. Esse valor vai acelerar a melhoria da mobilidade urbana para os paulistanos", ressaltou o secretario de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O projeto de implantação da Linha 17-Ouro, no Trecho 1 - Jardim Aeroporto - Congonhas - Morumbi/CPTM é considerado prioritário pelo Governo do Estado. O empréstimo está estruturado em quatro componentes principais: obras, sistemas operacionais, material rodante e gestão.

Quando pronto, o monotrilho terá 7,7 quilômetros, ligando o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As estações contempladas são: Congonhas, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e o pátio Água Espraiada.

"Esta operação visa desonerar o Estado de São Paulo frente às restrições orçamentárias, dando segurança à finalização do empreendimento", finalizou Milton Santos.